Home » Circuitos » Simples Repelente de Insetos

Simples Repelente de Insetos

O Brasil passa por uma grande crise na área de saúde pública, principalmente quanto a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.  A culpa de chegarmos a este ponto é parte da população e parte do governo, mas isso não importa, nem um nem outro tem interesse em resolver o problema, então vamos tentar solucionar ao menos o problema a nossa volta.

Uma solução ecológica que não envolve produtos quimicos são os repelentes naturais e eletrônicos. Apesar de ter muita controvérsia sobre o seu funcionamento e eficacia, ele é muito utilizado, e na maioria das vezes tem plena aprovação dos usuários.

Simples Repelente de Insetos

Simples Repelente de Insetos

Simples Repelente de Insetos

 

Este circuito produz um som de freqüência alta , chegando ao ultra-som, ele tem como base um multivibrador estável onde a freqüência é feita pelos capacitores C1 e C2, que podem ser de cerâmica disco ou plate, e pelos resistores R2 e R3 e o potenciômetro P1.

P1 faz o ajuste da freqüência de operação e serve para calibrar o som ideal para afugentar determinados tipos de insetos. O transdutor  ( auto falante ) é do tipo piezelétrico e a fonte de alimentação vem de uma bateria de 9 Volts.

O consumo de corrente é de apenas aproximadamente 7 mA, ele  garante uma boa autonomia para está fonte. Já os resistores são todos de 1/8 ou ¼ W com 5% ou mais de tolerância.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]