Home » Ferramentas » Simples Teste de Transistor

Simples Teste de Transistor

Existem várias formas de testar um transistor, eu de minha parte uso o multímetro digital, mas tenho amigos que só usam multímetros analógicos quando vão testar um transistor, realmente existe logica nisso, mas eu não tenho paciência para estar trocando de multímetro a toda hora.

Eu nunca usei um testador de transistor, mas alguns usuários iniciantes tem muita dificuldade no teste deste componente.  Por esse motivo disponibilizei este circuito testador de transistor super simples, que pode ser feito por qualquer pessoa.

Mas como sempre deixo claro nos projetos, a simplicidade acarreta alguns problemas, e um deles é que o utilizador é obrigado a saber a pinagem do transistor, ou seja, ele tem que saber qual terminal é o coletor, emissor e base.

Circuito  do Teste de Transistor

Simples Teste de Transistor

Este circuito é um teste de transistor muito simples, que utiliza dois LEDs para a indicação do estado de um transistor. Com esse teste de transistor você pode analisar tanto os transistores PNP quanto NPN.

Um circuito integrado CMOS CD4011B que é formado por 4 portas NAND de duas entradas, é o coração do circuito, apenas 3 portas NAND são usadas e o resistor R1 e o capacitor C1 forma um oscilador de onda quadrada.

A frequência deste oscilador pode ser modificada substituindo R1 por um trimpot ou potenciômetro para um melhor ajuste.

A saída do oscilador é invertida pelo U1c, que está ligado à base do transistor sob teste através da resistência R2 e a saída do oscilador não invertida está ligado ao emissor do transistor em teste usando o resistor R3.

O estado dos LEDs,  D1 e D2 revela a condição do transistor em teste. Se o LED vermelho está aceso, ele indica que o transistor em teste é um NPN bom. Se o LED verde está aceso, indica que o transistor em teste é um PNP bom.

Se ambos os LEDs ficarem acesos, isto indica que o transistor em teste está em curto. Se ambos os LEDs estão apagados, indica que tanto o transistor está ruim ou você pode não ter conectado corretamente.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]