Home » Circuitos » Sirene de Alerta Vermelho do Seriado Star Trek

Sirene de Alerta Vermelho do Seriado Star Trek

Este circuito simula a sirene “Red Alert” – “Alerta Vermelho” do seriado de TV Star Trek. Ela é baseado no circuito integrado temporizador 555, usa dois temporizadores 555 e dois transistores comum no circuito para fazer o som da sirene.

O circuito é simples, mas seu resultado é bem idêntico ao original. O 555 à direita é ligado como um gerador de tom de alarme eo segundo temporizador 555 à esquerda é ligado como um astavel não-simétrico de 1,5 segundo, ele que gera uma forma de onda de dente de serra.

Esta forma de onda é tamponada pelo transistor e usada para modular o gerador de tom e fazer sua frequência aumentar lentamente durante as partes que caem do dente de serra. Com isso a saída começa como baixa frequência, sobe por 1,15 segundos para um tom alto, cessa por 0,35 segundos e, em seguida, repete o ciclo.

Sirene de Alerta Vermelho do Filme Star Trek

Sirene de Alerta Vermelho do Filme Star TrekA Sirene de Alerta Vermelho do Filme Star Trek pode ser construida em diversas formas de montagens eletrônicas, os transistores usados neste projeto são os 2N3904, mas qualquer um transistor de uso geral pode ser usado, como o BC546,  BC547, BC548, BC549, etc.

Você pode brincar com os sons trocando os componentes do oscilador e timer do circuito integrado 555 e conseguir efeitos de som muito legais.

Fonte Randy Linscott

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]