Home » Circuitos » Sirene de Fábrica Eletrônica usando 555

Sirene de Fábrica Eletrônica usando 555

Os geradores de áudio são circuitos bem interessantes para os iniciantes de eletrônico, já que com ele se pode aprender muito com seu funcionamento.

Um componente que pode ser usado como um gerador de áudio é o circuito integrado temporizador 555, facilmente encontrado e de preço acessível.

555 por dentro

Aqui neste artigo vamos ver um circuito eletrônico bem interessante, ele é uma sirene eletrônica que simula o som da sirene de fábrica.

Sirene de Fábrica Eletrônica

Sirene Eletrônico usando 555

Este circuito eletônico produz um som semelhante a uma sirene de fábrica, ela faz uso de um circuito integrado temporizador 555 utilizado como um multivibrador astável com uma frequência central de cerca de 300Hz.

Essa frequência central pode ser alterada de acordo com as necessidades do usuário. A frequência é controlada pelo pino 5 do circuito integrado NE555.

O funcionamento é simples, quando o fonte é ligada, o capacitor de 1000uF carrega lentamente e isto altera a tensão no pino 5 do circuito integrado NE555, consequentemente, a frequência aumenta gradualmente.

Após o capacitor estar totalmente carregada, a frequência não aumenta mais. Agora, quando o botão interruptor de controle de sirene é mantido pressionado, asdescarga dos capacitor e a freqüência da sirene também diminui.
Os presets são trimpots,VR1 e VR2 deve ser ajustada para um melhor desempenho da sirene.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]