Home » Tecnologia » Stripboard / Veroboard – Placas de Protótipos Eletrônicos

Stripboard / Veroboard – Placas de Protótipos Eletrônicos

Stripboard é o nome popular dado a uma placa de prototipagem, também conhecida como Veroboard, amplamente utilizada na prototipagem (fora do brasil é claro).

Stripboard pode não ser muito comum aqui no Brasil, mas desde que conheci me apaixonei, podemos dizer que a stripboard é uma protoboard fixa, pois ela é feita como uma placa de circuito impresso, tem que soldar os componentes, com isso ela pode ser usada em qualquer situação, sem correr o risco dos componentes se soltarem.

Uma outra vantagem deste tipo de prototipagem é que devido as suas características pode também ser usado com componentes de montagem de superfície ( SMD ).

Stripboard Veroboard – Placas de Protótipos Eletrônicos

Como na placa de circuito impresso comum, a placa stripboard tem dois lados, o cobreado onde é feito a solda do terminal dos componentes e o lado liso, onde são colocados os componentes.

Os componentes e fios são geralmente colocados no lado liso com seus terminais passando através dos furos da placa para serem soldados, no caso de componentes SMD, estes componentes são soldados diretamente do lado cobreado.

As trilhas contínuas de cobre podem ser facilmente cortadas como desejado para formar intervalos , para isso pode ser usado uma faca ou estilete. A sua função é diferente da protoboard, pois na Stripboard os circuitos são permanentes, ou seja os componentes são soldados.

A stripboard é um passo entre a protoboard e a placa de circuito impresso. Pois pode ser testado de maneira real com componentes fixo só que sem precisar ainda da construção de uma placa de circuito impresso.

Stripboard Veroboard

As trilhas de cobre podem ser ligadas através de jumpers que correm pela parte lisa da placa. Na imagem acima podemos ver o passo a passo da colocação, corte e solda de um circuito integrado 555 em uma stripboard.

Para quem não gosta, ou não tem habilidade na construção de circuitos impressos este método é tão eficiente e seguro quanto uma placa de circuito impresso, só que sem a complexidade da construção da placa.

A partir de uma placa de stripboard é possível ser cortada e assim feito diversas placas pequenas. Um programa chamado Designer stripboard 1,01 pode ser utilizado para desenhar virtualmente uma stripboard antes de efetuar os cortes e as soldas na placa física.

Existem centenas de variações de placas de stripboard, cada uma destinada para uma função diferente, como por exemplo em circuitos integrados, microcontroladores, sistemas digitais, shield, etc.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]