Home » Ferramentas » Transformando um Miliamperímetro em Voltímetro

Transformando um Miliamperímetro em Voltímetro

Todos sabem que adoro usar sucatas em meus projetos, então qualquer artigo que ensine a fazer uso de um item para construir outro na área de eletrônica me fascina.

Neste artigo vou mostrar uma maneira de reciclar um galvanômetro, VU, miliamperímetro ou s-meter para transformar em um voltímetro, já que tem mais utilidade que o amperímetro (em muitos casos).

Transformando um Miliamperímetro em Voltímetro

Um medidor de miliamperes (Miliamperímetro ) pode ser usado como um voltímetro com a simples adição de apenas uma resistência em série com o medidor.

A resistência necessária é a leitura da tensão do final de escala  dividido pelo escala completa do movimento do medidor. Então, se você tem um 1 medidor de miliamperes e você quer ler 0 Volts a 10 volts terá uma resistência total de 10 / .001 = 10.000 Ohms.

O medidor no exemplo tem uma resistência de 86 ohms de modo que o valor da resistência verdadeira que seria necessária é de 10 K Ohm – 86 Ohm que é igual a 9914 Ohms.

Se nós levarmos em conta  uma tolerância de 1% em um resistor de 10 K Ohm, temos 100 Ohms, então podemos ignorar os 86 ohms internos do medidor e usar uma resistor de 10 K Ohms .

Transformando um Miliamperímetro em Voltímetro

Para uma leitura completa de escala de 1 Volt, o resistor seria mais significativo, uma vez que seria de cerca de 8% do total 1 K Ohms, será  necessário um resistor 914 Ohms ou 910 Ohms valor que é padrão de resistores.

O medidor de miliamperes também pode ser usado para medir correntes mais elevadas através da adição de um resistor paralelo.

A resistência do medidor torna-se agora muito significativo, uma vez que para aumentar o alcance por um fator de dez, precisamos ignorar 9/10 do total atual com o resistor paralelo. Então, para converter o medidor 1 miliamperes para um medidor de 10 miliamperes, vamos precisar de um resistor paralelo de 86/9 = 9,56 ohms.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]