Home » Dicas » Transformando um Transformador em Autotransformador

Transformando um Transformador em Autotransformador

Como já comentei anteriormente sou um viciado em ferro-velho e lojas de sucatas de eletrônica, reciclo praticamente tudo de uma placa, fios, conectores e transformadores.  No caso dos transformadores eu costumo na maioria das vezes desmontar e aproveitar os fios para a construção de bobinas e antenas.

Dependendo do transformador eu guardo, para usar posteriormente, quem sabe quando vou precisar de um transformador para um novo projeto.

Foi isso que me aconteceu a alguns anos atrás, tinha acabado de  montar uma pequena bancada quando precisei de uma tomada de 220 Volts para testar uma fonte chaveada bivolt e não tinha nenhuma tomada por perto.

Reciclando Transformador em Autotransformador

Aqui em São paulo a rede elétrica é 127 Volts / 220 Volts, geralmente a tensão 220 Volts é usada apenas para o chuveiro elétrico. Como precisava de um ponto de 220 Volts eu teria que puxar uma extensão de fio da caixa de fusíveis até a minha bancada.

Mas lembrei que tinha visto uma solução prática para se obter 220 Volts de uma rede 110 Volts em algum lugar usando um transformador comum. Peguei então um pequeno transformador e coloquei na minha frente,  comecei a brincadeira e as experiencias.

Qual não foi minha felicidade ao conseguir obter os 220 Volts de um transformador de força comum, realmente não me lembro se era esse o circuito, mas consegui obter a tensão desejada, só que tinha as suas limitações. Abaixo o circuito.

Autotransformador simples
Autotransformador simples

Ao transformar um transformador de alimentação comum em um autotransformador não podemos esperar grandes resultados, já que a corrente obtida é bem baixa, mas foi o suficiente para as necessidades daquele momento.

Só faça esse circuito se tiver habilidade e lembre-se que ele não está isolado como em um autotransformador tradicional, ele só deve ser usado para aprendizado ou em caso de necessidade que foi o meu caso.

Se você quiser experimentar, não esqueça de usar um circuito de lâmpada em série para evitar queimar o transformador durante os testes.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]