Home » Componentes » Transistores Par Casado

Transistores Par Casado

Quem está começando na eletrônica não deve ter ouvido, mas a expressão ” par casado ” no mundo dos  transistores é bem comum.  Esta expressão é mais comum em circuitos de áudio, vamos aprender mais sobre isso.

A expressão par casado primeiramente foi usada em circuitos valvulados, depois passou a ser utilizada também para circuitos transistorizados, com o nome de transistor matching, transistores par casado ou transistores equalizados.

Transistor par casado – transistor matching

Em alguns circuitos, em estágios push-pull, geralmente de potência, em um amplificador (áudio ou rf) , onde se usa pares de transistores NPN ou PNP ou válvulas eletrônicas é preciso equalizar o par, essa equalização evita que um lado ou outro receba mais carga.

No caso das válvulas eletrônicas é preciso regular a corrente de Bias (ajustes individuais) para que as duas (ou mais) válvulas se igualem já que dificilmente uma válvula tem o mesmo ganho de outra.

Já para os transistores, você pode achar o par casado medindo o HFE dos transistores e o resultado tem que ser igual para formar o par casado, ou seja o ganho do NPN tem que ser o mesmo do PNP.

HFE é conhecido popularmente como fator de ganho de transistor. A medição pode ser feita com um multimetro analógico ou digital, no cado dos multímetros digitais alguns tem a opção de medição de HFE.

como medir HFE

Exemplo se o transistor em configuração de emissor comum tem um resultado de 100 de HFE , isso quer dizer que na teoria o transistor vai ter um ganho de 100 vezes mais que a corrente de base e no par casado os dois tem que ter o ganho de 100.

Transistores Equalizados

Abaixo um exemplo de uso de um par casado em um amplificador de áudio transistorizado.

 

transistor par casado - transistor matching

O não casamento, sincronização de ganho, de transistores ou válvulas podem ser um risco ao bom funcionamento do circuito, podendo causar aquecimento anormal do transistor, queda de ganho e até mesmo a queima do componente.

Como cada vez mais os chineses estão no mercado e a venda de transistores “par casado” é rara, temos que encontrar soluções alternativas para sanar este problema.

Apesar de parecer simples, certa vez tentei conseguir um par casado de transistores da linha BD para um projeto de amplificador de áudio e depois de medir cerca de 50 transistores o resultado foi de “nenhum par casado.”

Uma solução para este problema nos transistores é o mesmo usado em válvulas eletrônicas, a alteração da corrente de bias para equalizar os transistores, ou seja uma pequena mudança do projeto, alterando os resistores ou mesmo acrescentando-os, isso é claro, quando este procedimento é possível.

Atualmente projetos que precisem de transistores par casado são raros, e para o bem dos iniciantes talvez nunca precise usar, mas sempre é bom conhecer.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]