Home » Circuitos » Transmissor de Áudio via Infravermelho

Transmissor de Áudio via Infravermelho

Para quem quer aprender um pouco sobre transmissão de áudio por meio da luz, este circuito é bem bacana. Não é como o que acontece nas fibras óticas, mas você também pode usar um pedaço de fibra ótica neste circuito sem problema algum e fazer testes bem interessantes.

Ele é composto de um transmissor e um receptor, no qual um tem a função de converter sinais de áudio em luz infravermelho e o outro de captar essa luz e converter em sinal de áudio. Basta apontar o led infravermelho para o foto diodo e pronto.

Transmissor de Áudio via Infravermelho

Este projeto de transmissor de áudio pode ser usado em inúmeras funções, como também pode ser adaptado ao uso em sistemas embarcados, microcontroladores e Arduino. O circuito é simples, porém bastante eficiente.

Transmissor de Áudio via Infravermelho
Transmissor de Áudio via Infravermelho

Um link de áudio é uma das utilidades básicas deste projeto, mas pode ser usado na comunicação entre dois microcontroladores de forma digital.

O alcance do transmissor depende de diversos fatores, das condições da iluminação local e dos componentes. Mas caso o usuário queira, poderá melhorar o alcance do transmissor adicionando uma lente e até colocando vários leds infravermelhos.

No transmissor um trimpot de 100 KOhm ajusta o nível de áudio de entrada, ele tem a função de evitar a saturação e problemas de ilegibilidade do receptor. Ajuste esse nível com os dois módulos bem perto, assim fica mais fácil os testes a longas distâncias.

Não existe ajustes no receptor, mas ele deve acompanhar um amplificador de áudio, já que o nível de áudio em sua saída é baixo, insuficiente para excitar um auto-falante.

Fonte: Revista Saber Eletrônica – Fora de Série 17 Autor: Francisco das Chagas – Guamaré-RN

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]