Home » Componentes » TRIAC

TRIAC

O TRIAC faz parte da família dos tiristores,  e está intimamente relacionadas com os retificadores controlados de silício (SCR), seu nome vem do inglês  Triode for Alternating Current . O  TRIAC é formado por dois SCR ligados em antiparalelo, c ou seja, um ao contrario do outro, mas em paralelo e com os gates (gatilhos) ligados juntos. Com esse tipo de configuração o TRIAC se torna uma chave eletrônica bidirecional, que pode trabalhar com a corrente elétrica em ambos os sentidos guando o gatilho é acionado.

O que é um TRIAC

O Poder de bidirecionalidade faz do TRIAC ser um interruptor ou chave muito conveniente para circuitos de corrente alternada, também permitindo controlar grandes quantidades de corrente com apenas alguns miliamperes de corrente acionando seu gatilho.

TRIAC

A aplicação de um impulso de disparo a um ângulo de fase controlada, num ciclo AC permite o controle da percentagem de corrente que flui através do TRIAC para a carga ( controle de fase ), que é muito utilizada, por exemplo, no controle da velocidade em  motores de indução de baixa tensão, em dimmers de lâmpadas, e no controle de aquecimento de corrente AC.

Um TRIAC  muito usado é o  TIC226 .

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]