Home » Circuitos » Usando o Desembaçador como Antena para Automóveis

Usando o Desembaçador como Antena para Automóveis

Em muitos locais do Brasil o uso de desembaçador de vidro em veiculos é algo sem necessidade alguma, muitas vezes nunca usado, mas é um desperdício deixar o desembaçador sem utilidade. Por outro lado as antenas de veículos estão cada vez piores, desenvolvida para a Europa e EUA essas antenas tem pouco ganho, feitas apenas para grandes centros urbanos.

Que você acha de juntar o útil com o agradável, ou seja, a antena com o desembaçador? Bem é esse o projeto apresentado aqui, ele faz parte de revista Electron 57 e o autor é o J. Martin. Ele é um antena ativa para autos que funciona usando o desembaçador como antena.

Antena Ativa para Automóveis usando o Desembaçador

O desembaçador do vidro traseiro pode servir como uma ótima antena, pois está longe dos ruídos causados pelo motor do carro. Com isso podemos construir uma excelente antena de FM, AM e até ondas curtas.

O circuito apresentado aqui é um amplificador de RF de banda larga,  ele vai de 300Khz até 110Mhz, alimentado pela própria bateria do carro (13,8 Volts) e uma corrente de 10 mA. O desembaçador do vidro não será desativado, caso queira você vai poder usar sem problemas, no esquema do circuito é mostrado a ligação.

Desembaçador como Antena Ativa para Automóveis
Desembaçador como Antena Ativa para Automóveis

As bobinas L1 e L2 são feitas de 70 voltas de fio esmaltado 26 ou 28 AWG enroladas em um resistor de 100 K Ohm x 1 Watts ou em um bastão ou ferrite da largura de um lápis.

Já a bobina  L3 é construída com 100 espiras  de fio  30 ou 32 AWG em um resistor de 100 K Ohms x 1/2 Watt ou um microchoque de 100 uH.

Não esqueça de blindar bem o circuito e fios par evitar os possíveis ruídos, colocar o circuito em uma caixa metálica,  Q1 é um transistor FET, que pode ser o BF245 ou MPF102.

Fonte: Revista Eléctron 57 – Autor: J. Martin

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]