Home » Componentes » Válvula Eletrônica

Válvula Eletrônica

A válvula eletrônica também chamada de válvula termiônica, válvula á vácuo ou válvula de elétrons  é o vovô do transistor, ela é um componente eletrônico que consiste basicamente por um invólucro de vidro, metal ou cerâmica á vácuo ou algum tipo de gás, com vários elementos metálicos internos chamados de anodo, catodo, grade e filamento.

Os inícios das pesquisas com válvulas eletrônicas se deram no século 19, os primeiros manuscritos e pesquisas sobre as válvulas datam de 1873 e foram realizados pelo cientista Frederick Guthrie.

Podemos dizer que as primeiras foram as válvulas Geissler e os tubos de Crookes. Muitos cientistas pesquisaram as válvulas, entre eles Thomas Edison e Nikola Tesla.

Mas a primeira válvula que alavancou a eletrônica foi a válvula diodo, ou seja de dois elementos, inventada por John Ambrose Fleming em 1904, com sua invenção o rádio e outros aparelhos eletrônicos puderam passar a existir e chegar as casas das pessoas de uma forma mais prática.

Até meados do século 21 ainda era possível encontrar válvulas em televisores, os chamados tubos de raios catódicos, tubos de imagens ou cimoscópio, que foi substituído pela tela de LCD ou LED.

Também até pouco tempo as válvulas dominaram a radiofusão, principalmente em transmissores de RF de alta potência, mas hoje com a tecnologia atual empregada em transistores de RF, até aqui na radiofrequência elas perderam a majestade.

Como funciona a Válvula Eletrônica

Válvula eletrônica
Válvula eletrônica

A válvula basicamente tem a mesma função de um transistor, mas com grande desvantagens em relação aos transistores, entre elas o seu tamanho, fragilidade, a temperatura e a tensão de trabalho.

O Funcionamento é simples, a válvula acende como uma lâmpada através do filamento, ele tem a função de aquecer o cátodo para que ele emita elétrons que são captados pela placa ou ânodo que está sendo alimentado por uma tensão positiva.

Válvula a vácuo
Sentido de elétrons e fluxo de corrente em uma válvula de base em relação ao cátodo e o ânodo. via: umich.edu .

 

valvula retificadora

Acima uma válvula eletrônica sendo usada para retificador de corrente de onda completa e abaixo um válvula usada como amplificador.

VALVULA eletronica amplificador

Existem diversos tipos de válvulas eletrônicas a vácuo ou a gás,  válvulas Diodos, Triodos, Tetrodos,  Pêntodos, também os tubos de raios catódicos (antigos tubos de TV) e Vidicon (sensores de imagens de câmeras antigas).valvulas eletronicas

Como falei as válvulas e os transistores são equivalentes em sua função, abaixo vemos dois circuitos multivibradores valvulado e transistorizado, comparando os dois circuito não vemos nenhuma diferença se tirarmos os transistores e a válvulas (a não ser a forma de alimentação).

multivibrador valvulado e transistorizado

Abaixo um esquema de um rádio valvulado super-heteródino, este tipo de rádio era uma versão mais barata, conhecida por “rabo quente”, devido não possuir transformador de tensão.

esquema radio a valvula
Esquema de um rádio a válvula

Quando o transístor começou a popularizar-se, isso na década de 50 e início de 60, e com a entrada no mercado do Primeiro Rádio Transistorizado ( Regency TR-1), a válvula iniciou sua decadência.

Atualmente as válvulas ainda são utilizadas em aparelhos sonoros de alta fidelidade que também são chamados como high end. Este é um dos pontos positivos das válvulas eletrônicas, segundo os audiófilos  os equipamentos de som valvulados possuem uma excepcional qualidade sonora, muito melhor do que os aparelhos transistorizados.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]