Neste artigo vou mostrar um amplificador subwoofer transistorizado de 200 Watts, ele é simples e muito eficiente, alguns componentes devem ser “nacionalizados” ou seja alguns de seus componentes são difíceis de encontrar no Brasil, então tem que se encontrar os equivalentes do mercado nacional.
O que é um subwoofer? Um subwoofer é um alto falante que reproduz as frequências baixas, ou em outras palavras o som grave (bass). Com isso melhora qualquer sistema de som, ele é responsável pelas vibrações e o efeito “Shake” durante as cenas de explosão em um filme.
Amplificador Subwoofer Transistorizado de 200 Watts
O circuito eletrônico abaixo é de um amplificador desenvolvido especialmente para sons graves que usa transistores MOSFET. Ele é um amplificador de reforço de som capaz de fornecer 200 Watts de áudio em auto falantes de 4 ohms de impedância.
O MOsfet Ecx10p16 e Ecx10n16 pode ser substituido pela linha SK/SJ como o 2SK133, 2SK134, 2SJ48 respeitando as especificações e o se o canais for N ou P.
Os transistores MJE340 e MJE350 podem ser substituídos pelo BD128 e 2SB527 respectivamente, caso não encontre estes substitutos tente outros como por exemplo da linha BD ( média potencia ), o circuito não é tão crítico. A fonte é simétrica de 67 Volts x -67 Volts , foi usado um transformador de 45×45 Volts.
O trimpot VR1 faz o equilíbrio dos dois lados (-/+) do amplificador. O esquema elétrico, bem como as placas de circuito impresso do amplificador subwoofer transistorizado de 200 Watts podem ser vistas abaixo.
Abaixo as placas de circuito impresso da Fonte e do Amplificador Subwoofer Transistorizado de 200 Watts.
Ele tem uma potência nominal de 140 Watts em 8 Ohm ou 200 Watts com 4 Ohm.