O aterramento elétrico é um dos aspectos mais importantes de um sistema ou circuito elétrico e eletrônico. Geralmente a maioria das pessoas deixam de lado este itém, mas a falta dele, ou uma aterramento deficiente pode levar á riscos graves, seja no sistema elétrico como também as pessoas que o utilizem.
Em instalações elétricas, seja residencial, industrial ou em qualquer sistema, o aterramento elétrico é um dos melhores dispositivos de segurança, que protege os equipamentos de altas correntes e pessoas de choques elétricos graves.
O que é o terra ?
Primeiro vamos entender o que é o terra, podemos dizer que o terra é o ponto de referência em um circuito elétrico a partir da qual são medidas as tensões, como ponto de referência para um potencial elétrico de “0” Volt.
Quando facilitamos a ligação à terra, permitimos um desvio imediato da corrente em caso de uma falha no circuito, com isso eliminando os riscos de choques elétricos.
O que é aterramento Elétrico ?
O aterramento elétrico é onde um circuito ou aparelho elétrico eletrônico está ligado à terra por um condutor metálico de baixa resistência. O condutor (fio) que liga á terra ao aparelho deve ter boa condutividade.
A finalidade do aterramento do sistema é fornecer proteção contra tensões desequilibradas em relação à terra, tais como descarga , falha elétrica, proteção contra raios, etc.
Geralmente um eletrodo de aterramento é inserido no solo para o aterramento, mas em caso de sistema de baixa corrente podem ser usados tubos de água metálicos que estão sob o solo, eles são bons condutores para os aterramentos elétricos.
O terrômetro, também chamado de telurimetro, é o aparelho eletrônico que mede a resistência ou impedância de terra, de aterramento elétrico, pára raios, antenas, etc.
Quando efetuamos a medida da resistência ou impedância de terra temos que obter a menor resistência possível, só assim acontece a maior dissipação da descarga elétrica no solo.
Um método pouco ortodoxo de verificar o aterramento (gambiarra) é usar uma lâmpada incandescente para testar o aterramento, uma fase 110 Volts e o aterramento a ser testado são ligados á lâmpada, quanto maior o brilho, ” melhor ” é o aterramento.
A ligação à terra ou o aterramento é classificada em dois tipos principais, o sistema de aterramento ou neutro e aterramento do equipamento.
Em que o aterramento elétrico pode ajudar
A primeira utilização prática do aterramento foi para baixar o custo de linhas de telégrafos ou transmissão de energia. Pois é usado apenas um fio condutor, o terra é retirado no próprio local de recepção ou transmissão destas linhas.
Na falha de isolamento, ou caso esteja danificado, com um bom aterramento a corrente eléctrica vai fluir através do caminho para o terra e não para o circuito.
O curto acidental, quando acidentalmente dois fios entrar em contacto, uma corrente irá fluir no circuito, o aterramento fornece os meios para operar os dispositivos de proteção sob condições de falha.
O aterramento serve como uma referência de potencial constante no sistema de alimentação de uma rede contra a qual são medidas outras potenciais. No sistema de energia elétrica, existem muitas fontes para a produção de energia, com isso o terra fornece um ponto de referência comum para estas fontes.
Como fazer o Aterramento de Equipamentos? Um bom lugar para se ligar o terra é em gabinete metálico, partes metálicas dos equipamentos elétricos ou qualquer ponto onde pode ser feito o dreno de correntes elétricas ou onde seja suscetíveis á descargas de cargas eletrostáticas.
Neste artigo mostrei o básico do aterramento elétrico, com linguagem bem popular, espero que tenha sido claro e ajude ao iniciante a aprender mais sobre este sistema.