Atualmente a maioria dos multímetros e outros equipamentos eletrônicos tem um dispositivo muito útil chamado de Auto Power Off, que nada mais é que um circuito de desligamento automático, um temporizador que depois de um espaço de tempo executa uma ação, que no caso é desligar um equipamento.
Muitas vezes um projeto necessita de algo mais, como exemplo, um circuito de Power Off, que evita que quando o aparelho não é desligado, a bateria se descarrega depois de algumas horas ou dias. Além disso ele pode evitar o sobrecarregamento e aquecimento por tempo excessivo de uso.
Esse circuito abaixo evita que isso aconteça, ele pode ser adicionado a equipamentos, circuitos e projetos que tenham como fonte uma bateria de 9 Volts.
Circuito Auto Power Off
O funcionamento básico é simples, ele desliga-se automaticamente um minuto depois de um tempo pré-definido que tenha decorrido, ele é basicamente um temporizador.
A comutação de corrente de pico é de 20 mA, o que é mais do que suficiente para a maioria das aplicações com baterias de 9 volts. Nada impede que você melhore essa corrente alterando o circuito, principalmente trocando o transistor T1, por um de maior corrente ou mesmo adicionando outro transistor de potencia.
O capacitor C1 define o tempo, quanto maior o capacitor, mais tempo o circuito vai permanecer ligado. A comutação é feita por um transistor Darlington PNP, o T1 que é um BC516, que é acionado por um interruptor tipo botão de pressão S1.
O resistor R3 limita a corrente de carga de C1 para garantir um longo tempo de vida de S1. Os resistores R1 e R2, em conjunto com o C1, determinam o momento de ativação. Quando este tempo acaba, R1 garante que T1 é desacoplado e pare de conduzir.
O transistor BC516 equivalentes são MPSA75, BC876, BC878, 2SA1555, mas outros transistores podem ser testados, como os transistores da linha BD ou TIP que são mais comuns.
Fonte: Revista Elektor Autor: H. Bonekamp