Atualmente o transformador de tensão está se tornando raro, você encontra muito mais fontes chaveadas, já que o transformador é um item caro e grande, fatores que o fazem obsoletos. Com isso muitos projetos vão se tornando mais caros e difíceis para a maioria dos usuários.
Alguns hobbystas acabam por optar por montagens que não usem transformadores de força, uma delas é o famoso carregador de bateria de lâmpada. Justamente vamos falar de carregador de bateria sem transformador de força, que funciona e não cause danos para a bateria.
Carregador de Bateria de Emergência
É possível encontrar este carregador de bateria universal de lâmpada em toda parte, na forma de circuitos em sites de eletrônica e até mesmo montados na porcaria do mercado livre por uns R$30,00.
Acima o esquema de um carregador de bateria com lâmpada melhorado, mas mesmo assim, ele ainda não é seguro para sua bateria. O uso é simples basta conectar na bateria, o tempo para carga da bateria é de 1 a 3 horas (depende da corrente/hora da bateria).
Eu não acho uma boa ideia estes carregadores de lâmpada, o risco de danificar (e eles danificam) a bateria é tão alto que não vale o risco.
Estes riscos vão desde a perda de potência pela formação de cristais nas placas, curtos e até mesmo a explosão da bateria. Com isso sua bateria vai ter uma vida útil menor e como consequência você vai gastar dinheiro na troca precoce, saindo mais barato a compra de um carregador de bateria com flutuador.
Carregador de Bateria de Emergência
Uma solução de emergência para substituir o carregador de lâmpada é um carregador com fonte sem transformador, porém com todas as características de uma fonte com transformador ou fonte chaveada.
Acima o circuito do carregador de Bateria de Emergência, como você pode ver ele é bem simples, como não tem isolação ele não deve ser manuseado quando ligado, pois existe perigo de choque.
Originariamente ele foi concebido para baterias de chumbo-ácido, mas com adaptações ele poderá ser usado em qualquer tipo de bateria.
Este carregador de bateria de emergência foi feito com um resistor para proteção (1 Ohm), este resistor protege o carregador contra curto-circuito ou mesmo de baterias danificadas.
Lista de Componentes do Carregador de Bateria de Emergência
R1 – Resistor 1 Ohm
C1 – Capacitor * veja texto abaixo
C2 – Capacitor eletrolítico 1000 uF x 50 Volts
D1-D4 – Diodos 1N4007
D5 – Diodo Zener 15 Volts x 5 Watts – caso precise veja o artigo Diodo Zener de alta Potência Caseiro
FU – Fusível 1 Ampere
Quem vai controlar a corrente de carga é o capacitor C1, para uma corrente de 100 mA o capacitor deve ter um valor de 2.2uF e para 50mA um capacitor de 1uF. O capacitor não deve ser polarizado e sua tensão minima é de 400 Volts.
Como você pode ver a carga é bastante lenta, isso vai contribuir para que sua bateria tenha a sua integridade preservada e a vida útil seja estendida.