Neste artigo vamos mostrar um carregador automático de Baterias de Chumbo-Ácido (automotiva) de 12 volts que desliga automaticamente quando o processo de carregamento atinge a carga completa. Isso impede o sobreaquecimento da bateria de modo que, o carregador pode ser deixado ligado permanentemente na bateria. Esse sistema é chamado de flutuador, pois flutua entre a carga e descarga.
O funcionamento é simples, se a tensão da bateria ficar abaixo do nível definido, digamos 11 volts, o circuito liga automaticamente para o modo de carga. A corrente de carga do carregador automático, bem como a alimentação do circuito é obtida a partir de um transformador de 0-18V de 2 ampères. A baixa tensão AC é retificada pela ponte retificadora D1 a D4 e filtrada pelo capacitor C1.
O IC2 é um circuito integrado CA3140, que é usado como um comparador de tensão, sua entrada inversora recebe 4,7 volts de tensão de referência do ZD, um Zener, enquanto a entrada não inversora recebe uma tensão ajustável através do VR1.
Quando a tensão da bateria aumenta para 13,5 volts no carregador automático, pino 3 do IC2 fica com maior tensão do que o pino 2 e a saída do IC2 se torna alto (HI). Isso ativa o relé e a abertura de contatos. A corrente de carga para a bateria é cortada e o relé permanece como tal, já que a tensão da bateria (13,5 V ou mais) mantém a tensão no pino 3 do IC2 e é maior do que o pino 2.
Circuito de Carregador Automático de Bateria
Antes de conectar a bateria no carregador Automático, defina a tensão de entrada para IC2 usando uma fonte de alimentação e a bateria totalmente carregada. Gire a chave S1 para a posição desligada e ligue a energia. Em seguida, conecte uma bateria completamente carregada ou uma fonte de alimentação variável para testar os pontos TP. Meça a tensão de entrada para o pino 3 do IC2.Lentamente ajuste VR1 até que a tensão de entrada para o pino 3 do IC2 eleve para 5 volts. Neste ponto, o relé deve energizar e o LED vermelho se acende. Em seguida, conecte a bateria para carregar e ligue S1. Se a bateria puxar corrente, no pino 3 do IC2 vai ter um nível baixo desde que a maioria da corrente de dreno ocorra na bateria. Isso mantém o relé desligado. E quando a bateria aumenta a tensão acima de 13,5 volts, não passa mais corrente para a bateria.
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