Este é um circuito de um carregador de bateria Universal de baixo custo, que aceita baterias ou pilhas NiCd ou NiMH. O circuito realmente é simples, tem como componente principal um transistor de média potência, um BD135 e meia duzia de componentes passivos.
O circuito é bem simples e é ideal para o uso geral, seja residencial ou automotivo. O único inconveniente deste carregador universal é que um dos resistores tem que ter sua resistência alterada para cada corrente de baterias a ser carregada.
Carregador de pilhas e bateria Universal
O circuito deste carregador universal é bem interessante, ele pode ter uma entrada de tensão CC de 6,6 Volts até 21 Volts. Leve em consideração que a tensão de alimentação deve ser bem maior que a tensão das baterias ou pilhas a serem carregadas.
Para carregar uma bateria de 3,6 Volts é necessária uma tensão de alimentação mínima de 9 Volts, para uma bateria de 6Volts é necessária uma tensão de alimentação mínima de 12 Volts e a tensão máxima é de 15 Volts. Para outras tensões de baterias e pilhas veja tabela abaixo:
Lista de componentes do carregador de pilhas universal
R1 – Resistor 120R 1/2 Watts
R2 – Veja texto abaixo
C1 – Capacitor Eletrôlitoco 220uF x 35 Volts
D1 – Diodo Retificador 1N4007 ou equivalente
D2 -LED comum
Q1 – Transistor BD135 ou equivalente
O resistor R2 é o que deve ser dimensionado para a carga que a bateria deve receber, podemos até usar uma chave para selecionar a carga para carregar as baterias Ni Cd ou NiMH.
Na tabela acima na imagem do circuito devemos levar em conta que a corrente de carga é de 10% (+/-) da corrente da bateria e as opções são de 50 mA, 100mA, 200mA, 300mA e 400mA.
Este carregador universal pode ser usado para carregar diversos tipos de baterias e pilhas, AA, AAA, bateria de celular, brinquedos, Notebooks, baterias de MP3 players, etc.
Como usar o carregador universal
Antes de começar a carregar pilhas ou baterias, você deve determinar a quantidade de corrente que será necessária, deve ser uma corrente que é 10 vezes menor que a capacidade da bateria, a tensão deve ser a da tabela acima citada e o tempo é de mais ou menos 15 Horas.
Segundo o criador do projeto se você usar a corrente de carga maior que os apresentados na tabela, o tempo de carga deve ser verificada e quando o carregamento mais rápido for usado, é aconselhável descarregar completamente a bateria ou pilhas antes de carregar novamente. Para não ter problemas você deve montar o transistor em um dissipador de calor.
[Link]