Já vimos aqui no site várias maneiras de controlar a velocidade de motores AC e DC ( CC/CA ), algumas por pulso, PWM e outras usando controle de tensão ou corrente. Podemos fazer circuitos controladores com transistores, circuitos integrados CMOS ou TTL, LM555, etc.
O uso do controle de velocidade de um motor DC c é muito amplo, seja na robótica ou mesmo na eletrônica simples. Com o controle de velocidade de um motor é possível como exemplo controlar a velocidade de uma ventoinha, motor de uma pequena esteira, velocidade de um robô ou o motor de ferromodelo, entre outros.
Circuito de Controle de Velocidade de Motor usando 741
Este circuito é um exemplo, e mostra que podemos usar os circuitos integrados amplificadores operacionais como um ótimo controlador de velocidade de motores DC. No circuito abaixo é usado um circuito integrado 741, um amplificador operacional muito conhecido, barato, e fácil de ser encontrado no mercado e em sucatas.
Este circuito de controle de velocidade deve servir de base para seus projetos, ele é simples e pode ser adequado de acordo com suas necessidades. O único fator negativo é que o circuito integrado 741 deve ser alimentado com uma tensão simétrica.
Lista de Componentes do Controle Velocidade de Motor
R1, R2 -Resistor 1K Ohm x 1/8 Watt
VR1 – Potenciômetro 25K Ohm
IC1 – Circuito integrado LM741 ou equivalente
Q1 – Transistor TIP3055 ou equivalente
Q2 – Transistor MJE34 ou equivalente
MOT – Motor CC com corrente compatível com os Transistores (ver texto abaixo)
O transistor Q1 é um TIP3055, Q2 é um MJE34 e equivalentes podem ser usados sem problemas, já que eles não são componentes críticos.
Este controle de velocidade de motor é capaz de controlar motores de até 5 Amperes com uma tensão máxima de 40 Volts CC. Caso precise de maior tensão ou corrente altere os transistores Q1 e Q2.