Muita gente tem me pedido um cubo de Led fácil de fazer, que não precise microcontrolador ou Arduino, A questão é bem mais complicada, um microcontrolador pode dar efeitos luminosos complexos e até pode ser de construção mais simples que o próprio cubo de Leds usando circuitos integrados CMOS ou TTL.
O cubo de LED é muito famoso por causa de sua beleza, o ser humano tem um grande fascínio pela luz e os efeitos luminosos são praticamente hipinóticos para nós. Podemos construir uma infinidades de tipos de cubos de led como por exemplo 3x3x3, 4x4x4, 5x5x5, etc. Não existe um limite para cubos de Leds, abaixo um vídeo de um cubo de leds 8x8x8 usando leds RGB.
Leve em conta que quanto maior o numero de Leds, maior vai ser a gama de efeitos e se você usar leds RGB ou bicolores os efeitos vão ser ainda mais impressionantes. No caso do cubo de leds de 8x8x8 abaixo são 512 leds RGB.
http://youtu.be/5Ip2_RDZ5jE
Cubo de Leds
Resolvi então mostrar as duas formas, primeiro um cubo de leds usando circuitos integrados comuns e depois um cubo de leds usando o Arduino. Vocês vão tirar suas próprias conclusões, e vão ver que o nome microcontrolador acaba por causar medo nos iniciantes, mas é bem mais simples e eficiente para maioria dos projetos.
Vamos mostrar projetos de cubos de leds bem simples, do tipo 3x3x3 de apenas uma cor. A partir destes projetos simples o usuário pode avançar e criar cubos de led mais poderosos como os RGB e de 4x4x4 e acima.
Cubo de LED usando circuitos integrados
Esse projeto é simples e utiliza apenas dois circuitos integrados, seu circuito eletrônico é de um cubo de LED 3x3x3, que utilizam 27 LEDs brancos ou da cor que o usuário preferir. O circuito integrado principal é um 4020 é um CMOS contador binário de 14 estágios, mas somente 9 saídas são usadas já que controlaremos os leds na base 3×9=27. Então, cada saída controla 3 LEDs em série, não é preciso usar um resistor limitador de corrente, já que o 4020 apenas deixa uma corrente máxima de 15 mA passar para os Leds.
Este circuito eletrônico de cubo de LED é capaz de produzir até 512 padrões diferentes e o circuito integrado 555 tem a função de gerar os pulsos que fazem a velocidade com que os leds vão piscar.
Cubo de LED com Arduino
Achei um projeto bem bacana de um cubo de leds usando o Arduino, ele é um cubo igual o mostrado acima, são utilizados também 27 LEDs ou seja um cubo de 3x3x3 leds de cor simples. O projeto é do blog Random Nerd Tutorials e seu autor é o Rui, o circuito é simples, mas os efeitos são impressionantes, assista ao vídeo abaixo.
Lista de componentes para o cubo de led usando Arduino
1 -Arduino Board
27 LED qualquer cor
1 placa de circuito impresso padrão (stripboard)
3 resistores de 22k ohm 1/4
9 resistores de 220 ohm 1/4
3 transistores BC547, ou qualquer outro transistor NPN de uso geral como por exemplo 0 2N2222, 2N3904, etc.
Fios
Vídeo Tutorial
O tutorial é bem simples, é em inglês, só que super intuitivo e nem precisa de tradução. Você precisa fazer o download da biblioteca do cubo de led para o Arduino AQUI .
[Fonte][Fonte]