Aqui neste artigo vamos publicar um circuito bem útil para os músicos de plantão, ou para quem gosta de música. O circuito é de um pedal de distorção para guitarra ou violão que é bem simples e de fácil construção.
A distorção também chamada de Overdrive é o efeito utilizado na música amplificada, que originalmente foi derivada do som de um amplificador a válvulas saturado. Como hoje quase tudo é em estado sólido, temos que conseguir essa distorção através de circuitos eletrônicos.
Circuito de Distorção Overdrive
O circuito de distorção deve ser ligado entre o instrumento musical e o amplificador, ele deve ser construído em uma caixa como um pedal, que liga e desliga a distorção através da chave S1 com os pés, assim a mão vão ficar livres para tocar o instrumento.
Apesar da simplicidade deste circuito, ele tem um ganho elevado. Na entrada, temos um controle de sensibilidade feito através do potenciômetro P1, de onde o sinal é aplicado ao gate de um transistor de efeito de campo.O uso de um transistor FET na entrada, permite que o circuito opere com diversos tipos de captadores de violões e guitarras.
Todos os resistores são de 1/8 de Watt e os capacitores são cerâmicos, exceto os capacitores C2 e C3 que são capacitores eletrolíticos com tensão de no mínimo de 16 Volts.
Os cabos de entrada e de saída devem ser blindados e curtos para evitar interferências. A alimentação é feita com uma tensão de 9 Volts através de uma bateria ou de fonte com boa filtragem e filtro de ruídos.
Fonte: Saber Eletrônica Fora de Série – 20 – Autor Fabio Cezar – São Paulo-SP