Existe um centenas de circuitos diferente par construir um pisca-pisca, podemos fazer um pisca-pisca com um transistor, um pisca-pisca sofisticado igual ao usado pela policia, um pisca-pisca de neon e até um pisca-pisca automotivo, não importa o circuito, ele vai ser sempre um pisca-pisca.
Mas neste artigo vamos ver um pisca-pisca diferente, mas no sentido da sua construção, ele trabalha com sinal PWM. Já estamos familiarizados com PWM na eletrônica, mas para quem não conhece, PWM é mais conhecida como modulação por largura de pulso, é uma modulação por ciclos, que pode transportar informação em um canal de comunicação ou controlar o valor da alimentação de uma carga.
Pisca-pisca PWM
Acima o circuito eletrônico de nosso pisca-pisca PWM, apesar da simplicidade o circuito é bastante e pode servir de base para projetos mais sofisticados.
O circuito PWM, gera pulsos usando um circuito integrado 555, ele é muito usado para controle de motores DC como já vimos alguns circuitos aqui no site. Mas neste esquema especifico o gerador de pulsos foi desenvolvido para enviar pulsos de baixa frequência a alguns LEDs, com isso os leds vão piscar, como uma luz estroboscópica.
O ajuste d velocidade com que o Led pisca é feito pelo potenciômetro de 100 k Ohm.
[Fonte]