Aqui está um dos circuitos mais pedidos pelos leitores, ele é um interruptor com sensor de luz, também chamado de interruptor crepuscular, circuito de sensor de luz, fotosensor ou mesmo interruptor acionado por luz.
O seu funcionamento básico é simples, um LDR ( Fotoresistor ), detecta a presença de luz, começando a baixar sua resistência a medida que essa luz se torna mais forte, com isso diminuindo a tensão do pino 3 do circuito integrado IC1, que é um LM311.
O circuito integrado amplificador operacional C1 está na configuração de comparador de tensão nos pinos 2 e 3.
O interruptor acionado por luz
O ajuste da sensibilidade deste sensor de luz é feito pelo VR1, quando o sensor for ativado o LED e o relé serão ligados ao mesmo tempo.
A grande vantagem deste circuito é que ele pode acionar grandes cargas elétricas, essa carga depende do relé que for colocado no circuito.
Outra vantagem de se usar um relé no circuito de acionamento é que você pode acionar cargas tanto quando está escurecendo quanto clareando, usando os contatos NA ou NA.
Isso quer dizer que ele é um interruptor acionado por luz ou pela escuridão, se tornando um sensor de escuridão.
Caso você queira acionar pequenas cargas, o relé pode ser suprimido e um transistor com a corrente necessária para o acionamento da carga pode substituir o 2n2222.
Você pode usar um transistor BD135, 2N3055 ou mesmo um triac no lugar do 2n2222, só não esqueça de adicionar um dissipador de calor caso a carga estiver no limite do transistor.
[Fonte]