O squelch, também conhecido como silenciador de áudio é um circuito eletrônico que tem uma função muito usada por radioamadores e está presente em quase todos os rádios transceptores. Ele é muito útil, pois o circuito do squelch atua de modo a suprimir a saída de áudio de um receptor na ausência de um sinal de entrada suficientemente forte.
Ele também é usado em vídeo, neste caso é a tela azul que aparece toda vez que não for detectado um sinal de vídeo com nível suficientemente razoável. Neste artigo vamos ver um circuito de squelch simples que pode ser adaptado em qualquer rádio receptor.
Circuito de Squelch ou Silenciador de Áudio
Este circuito de silenciador é simples e tem uma amplificação que é ideal para a adaptação em pequenos receptores. Ele utiliza como componente principal o circuito integrado TLC272 que é um duplo amplificador operacional.
O ideal é que o circuito integrado TLC272 não seja substituído por equivalentes, pois ele combina diversas especificações eletrônica que faz deste circuito integrado um amplificador operacional ideal para ser usado com áudio.
Entre as suas qualidades estão a alta impedância de entrada, baixo ruído e velocidades próximas as de dispositivos BiFET de uso geral.
Funcionamento do Silenciador de Áudio Squelch
O áudio entra em R1, um resistor de 10K Ohm e é controlado através do potenciômetro P1, a partir dai o sinal vai para a entrada inversa do amplificador operacional A1 (-), sendo usado como comparador.
Na entrada não invertida de A1 (+) é aplicada uma tensão de referência de 200 mV, formada pelo divisor de tensão R9 e R10.
O sinal que sai do comparador de tensão A1 é através de C2 e R2 é aplicado a um circuito disparador de Schmitt formado por A2. Um disparador de Schmitt, também chamado de Schmitt Triggers tem inúmeras funções, basicamente ele é um tipo de circuito biestável que troca de estado em um determinado valor de tensão de entrada.
Este fiLtro é necessário porque nós não queremos sinais fracos como o ruído e outras interferências podem afetar o bom funcionamento do circuito silenciador.
Já o capacitor C3 elimina a zona nítida de sinal de saída A2, fazendo que o efeito de controle de amplificação a ser mais agradável para audição. Em seguida, a saída do sinal de A2 é enviada para a base do transístor T1, através do divisor de tensão formado pelos resistores R7 e R8.
A saída com o coletor do transistor T1, um BC548, do circuito de silenciador ( Squelch ) é usado para a supressão de sinal AF do receptor. Ou seja, ele aterra o áudio fazendo com que o som do receptor pare totalmente.
Nos rádios comerciais o circuitos de silenciador tanto podem estar na FI (frequência intermediaria) do rádio, antes da detecção, quanto depois do detector, na AF (alta frequência – áudio).
Já este circuito eletrônico de squelch apresentado aqui foi projeto exclusivamente para ser adaptado na parte de áudio, depois do detector de áudio.
O consumo de corrente é pequena, menos de 10 mA, de modo que pode ser facilmente incorporado em praticamente qualquer receptor, cuja fonte de potência esteja com uma sobra superior a este consumo.
[Fonte]