SCR é a sigla de Silicon-controlled Rectifier ou semiconductor-controlled rectifier, em português retificador controlador de silício. SCR é um semicondutor de quatro camadas de estado sólido usado como dispositivo de controle.
Os SCRs são dispositivos unidirecionais (ou seja, pode conduzir a corrente em apenas uma direção), em oposição ao TRIAC que é bidirecional (ou seja, a corrente pode fluir através dele em qualquer direção). SCRs podem ser desencadeados normalmente por apenas correntes que entram no gate.
O SCR é usado principalmente em dispositivos onde o controle de alta potência, possivelmente acoplados com alta voltagem, é exigido. A sua operação o torna adequado para utilização em aplicações de controle de CA de alta tensão, como um dimmer para lâmpada, reguladores e de controle de motor. Eles também são usados no controle de máquinas de solda, principalmente em processos MTAW (Metal Tungsten Arc Welding) e GTAW (Gas Tungsten Arc Welding) .
Como Testar SCR
Este circuito permite testar de forma prática os SCRs também chamados de Tiristores, especialmente os de tipo de baixa corrente como o TIC106, ECG5437, entre outros.
O funcionamento do testador de SCR é simples, no anodo do SCR a ser testado é injetado uma tensão AC e através de S é enviada uma tensão ao gate e o resultado é recebido por dois Leds com polaridades invertidas no catodo.
O teste é o seguinte
Somente o LED A deverá acender ao pressionar o botão S para o SCR estar bom. Veja os prováveis resultados do teste abaixo:
Led A ACESO e Led B APAGADO = SCR BOM!
Led A APAGADO e Led B APAGADO = SCR ABERTO!
Led A ACESO e Led B ACESO = SCR EM CURTO!
[Fonte][Fonte]