Disco Light foi um dos kits da Revista Nova Eletrônica que transforma o ritmo da musica em luz, ou seja o Disco Light é um circuito de luz ritma. O Disco Light tem uma potencia de até 600 Watts, isso dependendo do triac utilizado.
Este circuito de luz rítmica abrange toda a faixa de áudio, ele é apenas para um canal, ou seja mono. o Disco Light usa poucos componentes, mas seu funcionamento é excelente.
Circuito Kit Disco Light
Acima uma visão do kit Disco light montado, foto da Revista Nova Eletrônica. Abaixo o esquema elétrico do Disco light.
O circuito do Disco Light é bem simples, o funcionamento também, D1 retifica a tensão CA de entrada, R1 diminui a tensão que é filtrada por C3.
Os capacitores C1 e C2 tem a função de isolar a entrada de áudio, o potenciômetro R5 ajusta a sensibilidade do circuito.
O transistor Q1 é polarizado pelos resistores R2, R3 e R4, amplificando o sinal de áudio vindo do capacitor vindo do capacitor C1.
Assim conduzindo uma corrente de coletor o suficiente para acionar o gate (porta) do Triac. Abaixo a placa de circuito impresso do Disco light.
O circuito apresentado é para uma tensão de 110 Volts, caso queira o circuito para 220 Volts o resistor R1 deve ser substituído por um resistor de 22KOhm x 1/4 Watts. O Triac deve ser fixado em um dissipador de calor pois quanto mais potente for a lâmpada, mais calor o triac ira dissipar.
ATENÇÃO! Como esta montagem é ligada direta na rede elétrica, pode ser perigosa e causar até morte, então só deve ser montada por pessoas experiente.
Fonte: Revista Nova Eletrônica 24 – Fevereiro de 1979