Nova Eletrônica

Circuito estabilizador para Projetos CMOS usando Diodos

Muitas vezes precisamos de um simples sistema de estabilização de tensão, principalmente em circuitos CMOS e temos que optar na maioria das vezes por um zener ou mesmo um circuito integrado regulador.  Nesses casos, quase sempre a fonte regulada sai mais trabalhosa e cara que o próprio projeto que está sendo desenvolvido.

Mas existe uma maneira para regular pequenas tensões, onde existe a necessidade, principalmente em circuitos CMOS de manter uma tensão por volta de 3 Volts. É claro que esse exemplo de estabilizador é apenas a título de curiosidade ou mesmo para testes de projetos, ele não adequado para um circuito definitivo.

Estabilizador com diodos para Projetos CMOS

Circuito estabilizador para Projetos CMOS usando Diodos

Este é um circuito eletrônico que funciona como um estabilizador de tensão para projetos que usem a tecnologia CMOS. Esse circuito usa diodos comuns e um LED para estabilizar a fonte de alimentação.

O circuito de diodos estabiliza a tensão fornecida ao circuito CMOS a partir de uma bateria de telefone celular ou 3 pilhas comuns de 1,5Volts.

D1 e D2 deve dar uma queda de tensão de cerca de 1,5 Volts e  D3 que é um LED que pode diminuir a tensão em cerca de 1,7 Volts. A tabela na imagem acima mostra a tensão de saída s como as quedas de tensão da bateria – Input (entrada) – Output (saída) Led on é LED ligado e off é desligado.

[Fonte]
Sair da versão mobile