Esse circuito apesar de simples, funciona muito bem, ele é um sistema de iluminação de segurança que usa um PIR, Sensor Infravermelho passivo e Leds de alto brilho. Uma especie de sensor de presença que quando é detectado o movimento de alguém, as lâmpadas LED acendem. O componente principal do circuito é um módulo sensor PIR SB0061, que é um módulo de sensor piroeléctrico, ideal para a detecção do corpo humano. Neste circuito de iluminação de segurança, o nível de 3.3V de saída de LO do SB0061 é usado para ligar seis LEDs brancos, através de um comutador de estado sólido utilizando os transistores T1 e T2.
O módulos de sensor PIR geralmente têm uma conexão de 3 pinos: VCC (+), Saída, e terra (-). A pinagem pode variar, por isso é recomendável verificar o datasheat do fabricante para confirmar os pinos. Além do módulo sensor PIR também tem uma seleção de jumper de 3 pinos para o modo de saída de disparo único ou contínuo.
Para alimentar o circuito você pode usar uma bateria recarregável compacta de 9Volts. O sensor PIR requer um tempo de estabilização (“aquecimento”) inicial de cerca de 10 a 60 segundos, a fim de funcionar corretamente. Durante este tempo, o sensor vai se familiarizar com o meio, e qualquer movimento no seu campo de visão deve ser evitado.
Devido à elevada sensibilidade do dispositivo sensor de PIR, não é recomendável usar o módulo da seguinte condição: exposto à luz direta do sol, exposto ao vento direto de um aquecedor ou ar condicionado e ao ar livre.
Fonte: www.electroschematics.com