A maioria dos carregadores de baterias atuais já tem esses dispositivos, mas os antigos carregadores de NiCd não tem um Indicador de Carregamento, mas ele é bem útil.
Alias qualquer dispositivo de aviso luminoso é útil, mesmo para avisar que acabou a carga da bateria.
Muitas vezes deparamos com baterias com tensão e corrente desconhecidas, ou por exemplo, uma bateria tem uma tensão rara, que exija uma corrente muito maior do que a carga que pode ser fornecida pelo carregador. Nestes casos, podemos recorrer a um adaptador de corrente ajustável (por exemplo, um adaptador de 500 mA).
Esta é provavelmente a forma mais barata de fornecer a tensão e corrente necessária para carregar a bateria, sem a necessidade deter que comprar outro carregador.
Adaptador de corrente ajustável
Você deve ter uma ideia da corrente de carga, no caso de você usar um adaptador que é ajustável, você pode ajustar a corrente, variando a tensão de saída.
Outro fator importantíssimo é que você tem que saber se a corrente realmente flui através da bateria, um indicador de corrente é, portanto, muito mais útil que um indicador de tensão.
Já usando o circuito mostrado aqui acima, o LED acende quando o potencial do transistor base – emissor excede cerca de 0,2 Volts. Utilizando uma resistência de 1 Ohm como sugerido isto acontece a uma corrente de cerca de 200 mA, ou cerca de 40 mA, se R1 é alterado para 4,7 Ohm.
A queda de tensão provocada por este indicador não pode nunca exceder a tensão de base-emissor ( UBE ) do transistor, ou cerca de 0.7 Volts.
Mesmo que a corrente através de R1 continue a aumentar para além do nível em que UBE = 0,7 Volts, a base do transistor deve “absorver” o excesso de corrente.
O transistor usado pelo desenvolvedor do projeto é o BU406, ele foi sugerido aqui por ser capaz de aceitar as correntes de base até 4 Ampere sem problemas.
[Fonte]