Um injetor de sinais é uma ferramenta muito útil em uma bancada de eletrônica, podemos dizer que um injetor de sinal é um pequeno gerador de multi-uso áudio ou RF e ele é apenas pequeno no tamanho de seu circuito, pois ele é grande em seu trabalho.
Já publicamos um artigo sobre um super injetor de sinais profissional que usa apenas uma pilha AAA de 1,5 Volts em um artigo anterior.
O circuito acima é de um Injetor de Sinal simples que é capaz de produzir um sinal muito útil e é uma ferramenta de baixíssimo custo.
Ele nada mais é que um multivibrador de funcionamento livre com uma saída de forma de onda quadrada com uma frequência fundamental de cerca de 2 kHz, ele é rico em harmônicas que podem proporcionar batimento quando injetado em qualquer receptor, até cerca de 20MHz.
Para encontrar uma falha em um amplificador ou rádio super-heteródino, basta conectar o cabo de massa ao chassis (earch clip) do amplificador e passar através de cada estágio começando no alto-falante.
Obviamente, um aumento no volume devem ser ouvidos em cada fase precedente. Este injetor também pode ser usado na FI do rádio e pontos de som de FM da TV.
Lista de Componentes do injetor de sinal
2 transistores BC 547
2 resistores de 22k Ohm x 1/8 Watts
1 resistor 150k Ohm x 1/8 Watts
1 resistor 220k Ohm x 1/8 Watts
1 1000PF capacitor
2 capacitores de 10n
1 clip terra
1 ponta de prova