Nova Eletrônica

Circuito Isolador de Baterias – Ligando duas ou mais baterias

Os veículos comuns possuem apenas uma bateria, chamada de bateria veicular, esta bateria fornece energia suficiente para dar partida no motor e fazer com que o sistema elétrico do veiculo funcione perfeitamente por um breve espaço de tempo, sem a necessidade de ser carregada.

Este tipo de bateria é projetada exclusivamente para fornecer uma alta corrente em poucos segundos, isso é  devido ao acionamento do motor de partida.  Este tipo de bateria não é usada para ciclos de descarga profunda frequentes, já que o alternador depois que o veiculo é ligado fornece energia para o sistema elétrico do veiculo e carregando a bateria novamente.

No entanto,  em alguns caso um veículo pode possuir duas baterias, uma para seu sistema de partida e outro para um sistema paralelo, este é o caso dos motor homes, campervans, trailers, barcos, etc. Estou justamente em um projeto destes, o Buga e Tuga, que é a construção de um motorhome.

Esta outra bateria geralmente é diferente da veicular, ela é chamada de bateria estacionária, e tem um funcionamento diferente da veicular, já que é capaz de fornecer uma corrente por um longo período de tempo.

Para aproveitar e carregar a bateria estacionária usando o alternador basta ligar uma bateria na outra em paralelo, mas não é aconselhável a ligação direta, pois em caso de problema as duas baterias irão se descarregar. Sem contar a questão de equalização de cargas, e mesmo o comprometimento da bateria durante a partida do veiculo.

Uma solução é um isolador de bateria, ou seja um circuito capaz de isolar, mas ao mesmo tempo unir as duas baterias.

Circuito Isolador de Bateria

imagem ebay.com

Uma saída simples, é usar um diodo, podemos aproveitar uma função do diodo que permite que a corrente flua apenas em uma direção, do sistema elétrico do veiculo para a bateria estacionaria, e nunca no sentido contrario.

Ou sistemas mais complexos como veremos abaixo.

Circuito Isolador de Bateria ligado ao alternador

O primeiro circuito isolador de baterias é bem simples,  utiliza dois diodos. Como mostrado abaixo, estes diodos permitem que o alternador do veiculo carregue as duas baterias ao mesmo tempo, sem o contato direto uma com a outra.

Circuito Isolador de Bateria ligado a bateria principal com a bateria estacionaria

Já na versão abaixo usando dois relés é possível definir o sentido que flui a tensão, quando é aplicada uma tensão em S1, RL1 é acionado e deixa passar tensão da Bateria 1 para a bateria 2,  quando é aplicada uma tensão em S2, RL2 é acionado e deixa passar tensão da Bateria 2 para a bateria 1,  quando S2 e S1 estão com tensão as baterias estão em curto e quando S2 e S1 estão desligados as baterias estão totalmente isoladas.

Problemas com um isolador de bateria

Há alguns problemas associados ao uso de um isolador de bateria que não podemos deixar de lado, e que deve ser levado em conta.

Existe uma queda de tensão quando a corrente elétrica passa através do isolador da bateria, principalmente neste isolador baseado em diodos. Embora isso possa parecer insignificante, uma queda de em média 0.6 volts é importante quando se trata de carregamento de baterias de chumbo-ácido ( estacionaria ou veicular).

O alternador produz uma tensão que é ideal para o carregamento da bateria, a queda ocasionada pelo diodo pode alterar a tensão e esta condição pode levar a uma bateria subcarregada e, assim, causar danos permanentes na bateria a longo prazo. Este ponto negativo pode ser facilmente contornado utilizando um segundo carregador esporadicamente, como o solar ou o normal.

Já que o alternador do veiculo é dimensionado para carregar apenas uma bateria, a adição de mais uma bateria vai aumentar consideravelmente o tempo de carga das baterias, então este isolador é ideal para o uso em veículos de médio e longo percurso.

Obs:  Os diodos são todos com a tensão e corrente desejada para o carregamento da bateria, os relés são de 12 Volts e os contatos  também deve ter uma corrente compatível com a corrente de carregamento

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