O circuito eletrônico descrito neste artigo tem como função principal a monitorização remota do consumo de corrente (sobre corrente) em uma rede elétrica doméstica de corrente alternada. Esse monitoramento é necessária em diversos sistemas, principalmente em bancadas eletrônicas, fontes de alimentação AC, inversores, conversores, etc.
O funcionamento do circuito é simples, ao ser ligado a rede elétrica, e quando o circuito detectar um consumo na rede elétrica de mais de 5 mA ele acende a lâmpada de sinal LA1. O dispositivo pode trabalhar com correntes de vários amperes, isso depende do diodo utilizado em D1 e D2. O transistor Ti1 é ligado quando a queda de D1 e D2 excede um determinado nível.
O fusível F1 deve, evidentemente, ser dimensionada para se adaptar à aplicação e corrente limite do circuito. Quando Ti1 conduz, a corrente alternada pode fluir através do capacitor, e o triac é disparado, de modo que acende a lâmpada LA1.
O circuito acima é de um alarme de corrente, entre algumas mudanças, existe uma ponte retificadora formada pelos diodos D4 a D7 , que foram adicionados só para fornecer a tensão para a bobina do relé Re1, isso quando a corrente através Di-D2 exceder um certo nível estabelecido. O capacitor C1, poderá ter de ser redimensionado para se adequar a sensibilidade da bobina de relê escolhida.
Conclusão
Ti1 pode ser qualquer transistor, só certifique-se de que ele pode trabalhar com tensões de até 700 V. Para D1 e D2, são recomendados diodos da série 1N4000 que podem ser usados para correntes de até 1 Ampere ou os tipos 1N5400 que suportam até 3 Amperes. Cuidado! Esse circuito trabalha com a rede de corrente continua domiciliar que ao tocar pode ser fatal, leia nosso texto sobre a Responsabilidade do Site.