Aqui no site vimos dezenas de circuitos PWM ( Pulse Width Modulation) ou em português modulação de largura de pulso, Entre eles estão PWM Simples Transistorizado, Circuito de Controle de Motor DC PWM usando 555, Simples Controle de Velocidade de Motor DC por PWM, entre outros. Mas este é diferente, pois tem uma potência elevada como veremos.
O projeto de PWM apresentado aqui é relativamente simples, mas tem uma diferença entre os outros, ele tem uma potencia elevada, ou seja, ele é capaz de controlar motores de corrente continua de até 15 Amperes.
Controle de velocidade de motor PWM de até 15 Amperes
Como disse, este PWM pode controlar motores CC de 150 Watts (15 A), isso o torna ideal para o uso em bicicletas elétricas e outros motores que requerem maior potencia de controle.
A vantagem de um um circuito PWM é que ele trabalha por variação de pulso e não por variação de tensão. Com isso no caso da bicicleta elétrica ela vai ter a mesma potência em qualquer rotação do motor.
Acima o circuito eletrônico do controlador de velocidade de motor por PWM, ele trabalha com uma tensão de 12 Volts, mas com algumas mudanças ele pode trabalhar com tensões de 24 Volts ou até 36 Volts sem problemas, assim pode ser adaptado em qualquer motor de bicicleta elétrica.
O componente principal deste circuito PWM é o circuito integrado TL494, que é um Driver modulador de pulso, muito usado em fontes chaveadas antigas, principalmente fontes de PC.
O circuito integrado TL494 é usado plenamente neste circuito, e o único controle ou ajuste deste circuito é o de velocidade que é realizado pelo potenciômetro R6 .
Especificação do controle de velocidade de motor CC de 12 Volts até 15 A
– Controle de Freqüência de 100Hz
– Ajuste PWM ciclo De 0 a 100%
– Ascensão e queda de tempo =10uS
Você pode ainda melhor a corrente mudando os transistores mosfets de saída.
[Fonte]