Um circuito de temporizador, um Timer básico utiliza a propriedade do capacitor eletrolítico de ser carregado eletricamente para funcionar, grosseiramente falando, ele usa o capacitor como uma bateria, o circuito só vai funcionar em quanto o capacitor puder oferecer uma determinada tensão ao circuito.
Isso quer dizer que quanto mais uF ele tiver, mais tempo o temporizador vai demorar para atuar. Mas existe meios de controlar a velocidade de descarga do capacitor, um exemplo é usar um resistor, trimpot ou potenciômetro para drenar o capacitor, assim ajustando a velocidade de descarga para um tempo pré determinado pelo usuário.
Circuito simples de Timer Ajustável de 3 segundos até 2 minutos
O circuito eletrônico de timer apresentado aqui é bastante simples para um temporizador com tempo regulável, ele usa apenas dois transistores mas é capaz de disparar em um espaço de tempo de 3 segundos até 2 minutos.
Este temporizador faz com que um LED fique ligado um determinado período de tempo depois que um interruptor é acionado.
Em vez do LED você pode usar um relé, por exemplo, assim você poderá acionar outros dispositivos de maior carga. T1 e T2 (BC548) formam um driver que pode acionar tranquilamente um relé e você ainda pode deixar o LED para servir de lâmpada piloto do circuito.
Lista de componentes do Temporizador
T1 e T2 – Transistor BC548 ou BC547
R1 – resistor 100 Ω x 1/8W
R2 e R3 – resistor 10 k x 1/8W
R4 – Potenciômetro ou Trimpot de 500 k
C1 – Capacitor Eletrolítico 220uF x 25v
D1 – Led de qualquer cor
O ajuste do tempo do timer é feito por R4, que é um potenciômetro de 500 K Ohms, o resistor R3 e o capacitor C1 também são responsáveis pelo tempo de gatilho do temporizador, você pode testar outros valores nestes componentes para adequar o projeto as suas necessidades.
A alimentação do circuito pode ficar entre 4,5 Volts a 12 Volts, a tensão vai influenciar no tempo do temporizador e você deve adequar o valor do relé a tensão que você usar no temporizador.
[Fonte]