Um diodo zener tem uma potência baixa, no máximo você vai encontrar os raros diodos de 6 Watts, e em muitos casos temos que acrescentar um circuito para potências superiores. Uma solução é um circuito regulador ou um circuito integrado regulador de tensão. Mas e se essa tensão é diferente do padrão dos reguladores, ai realmente você vai ter um certo trabalho.
Neste artigo vamos mostrar um circuito bem bacana e útil tanto na bancada quanto em projetos, ele é um estabilizador de tensão que é capaz de suportar uma boa corrente e ainda pode ser regulável.
Estabilizador de Tensão DC
Este circuito tem como função básica ser um estabilizador de tensão rápido que pode assegurar níveis de alta corrente. O projeto é baseado em um transistor tipo BUZ10 SIPMOS, que permite uma elevada dissipação de energia e de corrente alta.
O funcionamento deste circuito eletrônico estabilizador é simples, a partir de uma fonte externa de energia que pode ser uma bateria ou mesmo uma fonte de alimentação de 10 a 12 Volts, ou cuja a tensão deva ser maior do que cerca de 2V da tensão que se deseja estabilizar.
O circuito em paralelo formado pelo potenciômetro ou trimpot P1, o capacitor eletrolítico C1 e o diodo zener D1 criam uma tensão estável de 0 6,8 Volts exatos.
Essa tensão vai ser a referência do circuito, se a tensão de Uz diminui ligeiramente, o potencial de porta de T1 diminui, portanto, T2 aumenta a sua resistência dreno-fonte, de modo que a tensão de saída aumenta. A velocidade de reação do estabilizador de tensão é determinada por R4.
O transistor BUZ10 é um MOS FET Canal N de uso geral de 50V e 23A, ele pode ser substituído pelos transistores 2SK600, 2SK674, 2SK1417, entre outros. [Fonte]