Um Radiotelescópio simples, barato, é ideal para testes, e não é difícil assim de ser construído. Esse projeto descrito aqui foi baseado no “Little Bitty Telescope”, ele é feito com uma antena parabólica de banda KU de TV por assinatura de 18 polegadas de diametro, com LNB e mais alguns componentes. Um medidor de intensidade de sinal de Satélite é usado para captar o sinal, ele é um Channel Master 1004IF abaixo passarei as informações técnicas para possíveis substituições por modelos encontrados no Brasil.
O que é um Radiotelescópio
Todos nós quando falamos em telescópio, vem em mente um tubo com lentes e espelhos para visualizarmos outros planetas e satélites como a lua. Esse tipo de telescópio é chamado de telescópio óptico, ele produz imagens a partir da luz visível.
Já um radiotelescópio, captura as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio que estão no espaço. Um radiotelescópio é uma ferramenta utilizada em radioastronomia, Os radiotelescópios são geralmente grandes antenas parabólicas usadas isoladamente ou em conjunto para obter maior ganho.
Rádio observatórios, onde são montados os radiotelescópios, são preferencialmente localizados longe dos grandes centros de população para evitar a interferência eletromagnética de rádio, TV , radar e outros dispositivos emissores de EMI.
Isto é semelhante à localização de telescópios ópticos para evitar a poluição luminosa , com a diferença de que os observatórios de rádio são muitas vezes colocados em vales para protegê-los ainda mais da EMI, em oposição a os observatórios óticos que ficam no alto das montanhas.
O Bitty Radio Telescope
Este projeto de um mini e experimental radiotelescópio usa um Satellite Finder ou localizador de Satélite master Channel 1004IF e uma antena parabólica KU de 18 polegadas com LNB. O Medidor de intensidade de sinal de Satélite usado é uma Channel Master 1004IF que vai de 950 – 2050 Mhz com áudio tone, aqui nesta loja tem mais informações sobre as suas especificação técnicas.
A alimentação é feita por uma bateria de 9 Volts ou 8 pilhas de 1,5 Volts comuns ligadas a um choque de RF (1 – 0.1 MHz RF Choke) conetado na entrada do SatTV do Satellite Finder, respeitando-se a polaridade de terra para a malha do cabo. O funcionamento é simples, é meramente educativo. Aqui mais informações do projeto e aqui o site do desenvolvedor.