Nova Eletrônica

Como ligar Microfone Dinâmico em PC e Notebook

18Estou começando a brincar com vídeos e em breve estarei lançando um pequeno projeto e espero que gostem, mas vamos ao assunto. Como ligar um microfone dinâmico em um PC e Notebook?

Apesar de parecer simples eu tive alguns problemas para ligar, questões de ganho e qualidade de som, mas nada é impossível para os chatos e fui a luta até obter um resultado bem interessante.

Como ligar Microfone Dinâmico em PC e Notebook

Como sabemos os PCs e Notebooks, bem como os telefones celulares tem entrada para microfone , o microfone usado é o de eletreto, veja o artigo Microfone de eletreto para compreender melhor o  seu funcionamento.

Ele precisa de uma alimentação para funcionar, essa alimentação já está dentro no notebook e em tese só microfones de eletreto podem ser usados nestes equipamentos.

Já os microfones dinâmicos, são na teoria um micro alto falante que funcionam de maneira reversa, ele tem apenas uma bobina colada a uma película sobre um imã que faz com que a vibração sonora gere pulsos elétricos.

Microfone dinâmico – imagem: http://artsites.ucsc.edu/

Os dois microfones são bem diferentes, um gera energia e o outro precisa de energia, dai um problema para conectar um microfone em um sistema que funciona para o outro, precisamos acoplar então.

Circuito acoplador de Microfone Dinâmico em PC

Acabei chegando a um circuito bem simples, mas eficiente que leva apenas 3 componentes. O circuito é um simples amplificador de um transistor para converter o microfone dinâmico para uma entrada de microfone de eletreto.

O circuito acima é de um microfone dinâmico mono para uma entrada de microfone stereo e abaixo o circuito  é de um microfone dinâmico stereo para uma entrada de microfone stereo.

A grande vantagem deste circuito é que ele  amplifica o sinal de baixo nível da capsula de microfone dinâmico, deixando os níveis compatíveis com a entrada de microfone de electreto, utilizando a própria energia a partir do PC.

Eu utilizei um transistor BC548, mas equivalentes são aceitáveis, o resistor é de 470k Ohm por 1/8 de Watt, já o capacitor eu testei capacitores de 100nF a 10uF, no meu caso um capacitor de 220nF foi ideal.

Leve em conta que o circuito funciona como um pré-amplificador, que permite substituir um microfone de eletreto por um microfone dinâmico, mas nada de maneira profissional, então todo cuidado é pouco, use fios blindados e também aterre e blinde o circuito para evitar captação de ruídos.

Sair da versão mobile