Este artigo é uma continuação do artigo Como usar o LED como Detector de Luz, sugiro que leia antes de prosseguir, o texto é curtinho. Primeiro de tudo, lembre-se, os melhores leds para serem usados como detector de luz são os leds verdes.
Quando a luz é detectada gera uma pequena tensão, um micro corrente, quase insuficiente para a maioria das aplicações. Mas com a ajudas de outros componentes podemos tornar viáveis para o funcionamento, mas não viáveis financeiramente, já que um fototransistor é mais barato que o led+o transistor FET, como veremos a seguir.
Como usar o LED como Detector de Luz
A questão é como usar o LED como detector de luz de maneira eficiente? Vamos tirar proveito da pequena tensão e corrente gerada pelo led quando exposto a luz, e ressaltar que praticamente todos os semicondutores tem este ponto em comum de gerar energia fotovoltaica.
Veja por exemplo os artigos Painel Solar Caseiro com Transistores , Como fazer um Painel Solar usando o Transistor 2N3055, Como utilizar Diodos como um fotosensor, etc.
O funcionamento deste circuito é simples, a pequena tensão gerada pelo LED (diodo emissor de luz) é tamponado por um transistor FET de junção e, em seguida, aplicado à entrada inversora de um amplificador operacional com um ganho de cerca de 20 vezes, no caso um circuito integrado 1458 ou equivalente.
O transistor FET é o que vai transformar a pequena tensão do led em uma tensão usável. O transistor FET pode ser qualquer um desde que seja J-FET, já o circuito integrado amplificador operacional pode ser substituído por equivalentes como mencionei.
Este circuito comparador de tensão vai produzir uma alteração de cerca de 5 volts na saída da escuridão para a luz brilhante. Ou seja com iluminação 2 Volts e na escuridão 5 Volts. Estas tensões variam de acordo com a tensão de alimentação.
O potenciômetro de 100K Ohm ajusta a saída que é de cerca de 7 volts na escuridão e cai para cerca de 2 volts em luz brilhante com alimentação de 9 Volts.