Sabe aqueles circuitos que você olha e diz “Como eu não pensei nisso antes??”. Poie é, este circuito que vou apresentar neste artigo é um deles, um circuito simples, eficiente e de baixíssimo custo. Tudo começou quando eu precisei de um circuito para acionar uma ventoinha par refrigerar uma placa de dissipadora.
Fiz diversos circuitos de controle de ventoinha por temperatura, usei o famoso 1N4148, Diodo de comutação de alta velocidade, no circuito de sensor de temperatura simples, mas não consegui acertar a temperatura certa para armar a ventoinha.
Controlador de Velocidade da Ventoinha
Originalmente este circuito foi desenvolvido pelo autor para ser usado em um PC. O projeto é para fazer ventoinha funcionar somente quando necessário e não constantemente como acontece em muitos computadores, o que na realidade não ser necessário.
Um circuito simples controlador pode regular a velocidade da ventoinha de acordo com a demanda, ou seja quanto mais calor o sensor detectar, mais rápido a ventoinha vai rodar.
Isso não só vai economiza energia, mas também vai reduzir o ruído do ventilador e seu desgaste. Apenas três componentes são necessários para permitir que a velocidade do ventilador seja controlada de acordo com a necessidade de refrigeração.
O coração de nosso circuito é o famoso circuito integrado regulador de tensão variável, o LM317. 0 regulador de tensão ajustável com mais duas resistências formam um divisor de tensão, e é assim que o nosso circuito tem seu principio de funcionamento.
Neste divisor de tensão, um dos resistores é um termistor NTC (Negative Temperature Coefficient) um resistor sensível à temperatura, que diminui a resistência com o aumento da temperatura.
O outro é um resistor é normal, mas podemos substituir por um trimpot para ajustar a temperatura da ventoinha. O termistor NTC deve ser colocado junto a superfície que se quer manter resfriada junto ventoinha.
[Fonte]