Embora bem simples, este detector de metais tem um bom desempenho, ele é baseado no sistema de indução de pulso (PI), mas utilizando duas bobinas, este tipo de detector de metais normalmente utiliza apenas uma bobina. O projeto eletrônico é baseado no circuito integrado 555, um circuito integrado muito comum e de preço bem acessível.
Detector de Metais Sensível e Simples
Como comentei o circuito é baseado em dois circuitos integrados NE555, um na transmissão (Tx) e outro na recepção (RX), de modo que o circuito é dividido em duas partes, o divisor é a bobina.
No TX o circuito integrado é usado com um gerador de onda quadrada, os componentes R1, R2, C1 são escolhidos de modo que a frequência de saída é de cerca de 700 Hz, estes pulsos são enviados para a bobina de transmissão através do resistor limitador de corrente R3.
Ambas as bobinas estão dispostas de tal maneira que elas formam um conjunto com uma pequena sobreposição (foto acima).
O sinal proveniente da bobina de recepção é enviada para um transistor para que seja amplificada, e sua saída vai direto para o circuito integrado NE555.
O transistor VT1 que é um KT3102EM pode ser substituído por qualquer outro transistor bipolar de ganho semelhante como o BC239C.
Com quatro resistores, R5,R6,R7 e R8 é formado um divisor de tensão, os resistores variáveis (trimpots e o potenciômetro) são utilizadas para ajustar o detector de metais.
O trimpot R6 é ajustado após a colocação das bobinas para um melhor ajuste da bobina de recepção, já R7 e R8 são usados para ajuste grosso e ajuste fino.
O sinal de áudio é criado por um piezo BA1 e não por um alto falante, acima o esquema do detector de metais. Outro itém que se deve ressaltar é usar fio coaxial blindado e individuais para evitar interferências, as duas bobinas do detector, RX e TX são idênticas.
Construção das bobinas do detector de Metais
Para a bobina do detector use fio de cobre esmaltado com um diâmetro de 0,3 mm, no máximo de 0,7 mm, ver tabela AWG., já o diâmetro da bobina ideal é de cerca de 15 a 16 cm, são 25 voltas completas.
Mas o número de voltas pode variar de acordo com o diâmetro da bobina e da grossura do fio podendo chegar a cerca de 50 voltas. A bobina depois de pronta deve receber fita isolante para fixar os fios, posteriormente moldada para que fique como um “D”, dai o nome dessa bobina de detector de metais, DD.
Como base para a bobina o idealizador do projeto usou papelão, mas outras formas de fixação podem ser usadas, como resina de poliéster.
Lista de componentes do detector de Metal
DD1, DD2 – CI NE555
VT1 – transistor KT3102EM, BC239C ou equivalente
R1 resistência 1k Ohm
R2 resistência 100k Ohm
R3 resistência 470 a 680 Ohm
R4 resistência 2-2,2 MW
R5 resistência 10k Ohm
R6 trimpot 100k Ohm
R7 Potenciômetro 500 k Ohm
R8 Potenciômetro 20 k Ohm
C1 capacitor 0,01 uF
C2 capacitor 0,0027 uF
C3 capacitor eletrolítico 100 uF x 25 Volts
C4 capacitor eletrolítico 100 a 470 uF x 25 Volts
BA1 piezo
SA1 interruptor
Para o ajuste do detector de metais use os resistores variáveis, deixe R6 com cerca de 90 Ohm, e os resistores R7 e R8 a meio curso. A posição entre as duas bobinas também são criticas para uma melhor sensibilidade, faça testes.
Com R7 e R8 definidos para a posição central, o trimpot R6 deve ser ajustado até chegar a um som de pequenos estalos e dai ser ajustado até chegar ao limite do silêncio e chiado. Agora para usar o detector de metais só se precisa ajustar R7 e R8.
Você pode fazer testes usando uma blindagem de campos eletromagnéticos externos ( “gaiola de Faraday”), você só precisa enrolar uma longa fita de papel alumínio aterrada na bobina, não completamente em toda a bobina, mantenha uma distância de cerca de 1 a 2 cm no lugar onde os fios saem.
O detector de metais detectou uma moeda com um diâmetro de 2,5 cm, que estava enterrado no solo a uma profundidade de 25 cm, e a bobina está a uma distância de 5 cm do solo.
[Fonte]