Mais um dos circuitos da sessão ideias bizarras que funcionam, sim este circuito se enquadra nesta categoria, basta olhar o seu esquema eletrônico, um tanto estranho, mas funcional.
Este circuito simples e caseiro tem a função de detectar movimentos de pessoas em um raio de 50cm a no máximo 1 metro.
Ele funciona pelo princípio da eletrostática. A eletricidade estática é um desequilíbrio de cargas elétricas no interior ou sobre a superfície de um material.
Detector de Movimento por Eletrostática
Atenção! O projeto do detector de movimento usando a eletrostática tem uma antena que é um pequeno pedaço de fio, o seu comprimento é dimensionado para à sensibilidade necessária, nunca a toque com as mãos ou aproxime de objetos eletricamente carregados.
As cargas eletrostáticas estão em quase tudo, como em objetos condutores ou em nós mesmos , estão , se passarmos perto da antena com certeza seremos detectados.
O LED do circuito vai acender quando um objeto carregado eletricamente, uma pessoa ou a sua mão se aproximar da antena e apaga quando se afasta.
Este é um projeto básico, modificações podem ser feitas, como acrescentar um capacitor eletrolítico para manter o LED aceso por mais tempo, um transistor drive para acionar um relé, etc.
Você também pode adicionar ou remover transistores, adicionando um transistor aumentará a sensibilidade, já a retirada de um transistor reduz a sensibilidade. Não esqueça, se a sensibilidade estiver muito alta , o LED ficará aceso direto, então retire um transistor para diminuir o ganho.
O resistor R1 deve ser cálculada para LEDs comuns, e o calculo é (V – 2) x 100, ou seja a tensão de alimentação menos 2, multiplicado por 100, o valor é em ohms. Os transistores são todos BC548 ou BC547, mas equivalentes podem ser usados sem problema.
A tensão da fonte de alimentação do detector de movimento eletrostático pode ser de 5 Volts a 24 Volts corrente continua.