O DIAC, sigla do inglês Diode for Alternating Current, ele é um diodo que conduz a corrente apenas quando uma determinada tensão de disparo é alcançada, e para de conduzir quando a corrente elétrica cai abaixo de um valor determinado, esse valor é chamado de corrente de corte.
Isto ocorre em ambas as direções de condução de corrente do DIAC, este comportamento é bidirecional, o que significa tipicamente o mesmo para ambos os sentidos de corrente. A maioria dos DIACs tem uma estrutura de três camadas com a tensão máxima de ruptura, ou seja, tensão de disparo é de cerca de 30 Volts, mas pode variar de componente.
Podemos comparar o comportamento do DIAC a de uma lâmpada de néon , mas o DIAC pode ser mais precisamente controlado, mesmo a uma tensão bem mais baixa.
DIACs não têm porta, ao contrário de alguns outros tiristores que são comumente usados para acionar, como o TRIAC. Alguns TRIACs, como o Quadrac tem um DIAC integrado no terminal de porta (gate) para esta finalidade.
DIACs também são chamados diodos de gatilho simétricos devido à simetria da sua curva característica. Como os DIACs são dispositivos bidirecionais, seus terminais não são rotulados como ânodo e cátodo, mas como A1 e A2 ou seja, anodo 1 e anodo 2.
Veja exemplos de Circuitos eletrônicos com Diac