Todo diodo tem uma queda de tensão da ordem de 0,7 Volts, para alguns circuitos isso pode ser um pouco inconveniente. O diodo Schottky pode reduzir isso para 0,3 Volts ou até menos, mas ainda assim, em um projeto onde cada volts conta muito, 0.3V é muita tensão para ir para o lixo.
Mas acabei por acaso encontrando a solução em um blog gringo, um truque que podemos usar em algumas situações em que vamos conseguir praticamente não perder tensão alguma. O truque é simples, consiste em substituir o diodo por um MOSFET canal P em sentido inverso.
Como ter um Diodo Sem Queda de Tensão
O diodo parasitária dentro do MOSFET irá, em circunstâncias normais, agir como um diodo normal e terá a queda normal 0.7volts. Agora, usando 0.7 volts normais que caiu de tensão para alimentar o resto do seu circuito, você está em uma posição para puxar a porta do MOSFET, sendo um canal P, permite que a corrente passe através da camada de semicondutor principal. Que efetivamente curto-circuita o diodo parasita, dando-lhe um caminho de resistência muito baixa, muito baixa mesmo.
Em um diodo normalmente a queda de tensão é de 0.7v, no mosfet vai para uma queda de 0.05V.
No caso do autor ele usou o circuito em um carregador solar, mas especificamente o MOSFET (diodo) foi usado na entrada da bateria para evitar retorno de corrente para ao carregador e como consequência para a placa solar. [Fonte]