Aqui vou começar uma serie de artigos que iram se transformar em um ebook sobre eletrônica para iniciantes. Vou tentar usar uma linguagem simples e uma abordagem para entendimento de pessoas que não tem nenhum conhecimento em eletrônica.
Acredito que vou ser criticado pela maneira que vou explicar, mas quero de alguma forma contribuir para o aumento dos hobistas e profissionais. Em quanto em outros países aumenta os jovens que tem a eletrônica como diversão, aqui no Brasil só vejo diminuir, e isso é algo lamentável.
Esquema Eletrônico
Para se fazer qualquer circuito eletrônico é necessário um esquema eletrônico também chamado de diagrama elétrico ou diagramas esquemáticos, que nada mais é que um mapa com os componentes eletrônicos, seus valores e as ligações.
Mas este mapa que chamamos de esquema eletrônico é uma representação dos componentes eletrônicos e ligações usando símbolos eletrônicos em vez de imagens realistas, com valores ou numeração, em alguns casos com detalhes de pontos de medição, tensão/corrente/imagens de osciloscópios, que são relevantes para a construção ou reparo do circuito.
Ele nada mais é que uma representação pictórica simplificada de um circuito elétrico. Mostrando os componentes do circuito, como formas simplificadas, e as ligações entre sí.
Os pontos tracejados do esquema acima mostram a ligação mecânica, no nosso caso entre as duas secções de um capacitor variável e um potenciômetro com chave liga/desliga
Diagrama de blocos
Ao contrário de um esquema, o diagrama de blocos não mostra as ligações elétricas e nem componentes. Um diagrama de blocos é um diagrama de um sistema em que as principais partes ou funções são representadas por blocos ligados por linhas que mostram as relações dos blocos e o seu trajeto.
Eles são muito utilizados em engenharia e design eletrônico, onde não existe a preocupação com os detalhes de implementação.
Cada bloco do diagrama representa uma parte de um circuito e seu nome é a função que executa, por exemplo na imagem acima, temos o primeiro bloco que é o amplificador de RF, ele vem conectado a antena (entrada) e saída para o bloco Mixer.
Lembre-se que o diagrama em bloco é uma forma simplificada de mostrar o circuito e algumas partes são omitidas, uma delas é a fonte de alimentação.