As Fontes de Alimentação Simétricas como já vimos é uma fonte que tem duas saídas em relação ao terra, uma positiva e outra negativa. Exemplo de fonte Simétrica de 5 Volts é esta, são 3 saídas +5Volts, O Volts (GND) e – 5 Volts.
Estas fontes são muito usadas em sistemas de amplificadores de potência, amplificadores operacionais entre outros circuitos eletrônicos.
Na maioria das fontes simétricas de baixa potência não é preciso regulagens, já que elas geralmente utilizam circuitos integrados reguladores de tensão, são dois, um da linha 78xx para a tensão positiva e outro 79xx para a tensão negativa.
Equilíbrio para Fonte de Alimentação Simétrica
Só que algumas fontes não utilizam estes reguladores, são transistorizadas, e acabam por ter duas regulagens de tensão, uma para a negativa e outra para a positiva.
Mas quem trabalha com equipamentos de precisão sabe o quanto é necessário uma fonte simétrica bem regulada, para isso o circuito indicador de equilíbrio para fonte de alimentação simétrica é uma ferramenta muito útil.
Com essa ferramenta você vai poder monitorar e saber se a fonte de alimentação é realmente simétrica ou não, ou seja, se existe simetria nas tensões de saída, se existe diferenças nestas tensões ou qualquer outro problema, seja causado pela fonte ou pelo circuito ligado a ela.
Com dois pares de comparadores de tensão usando o circuito integrado LM339N podemos fazer este indicador de equilíbrio de tensão negativa e positiva, abaixo o circuito eletrônico completo.
O funcionamento básico é o seguinte, um par de comparadores de tensão comanda o LED vermelho LED3 e o outro par de comparadores de tensão comandam os dois LEDs amarelos, LED2 para a tensão negativa (-) e o LED1 para a tensão positiva (+).
Ambos os LEDs vão acender quando as duas tensões de alimentação estiverem em 1% de diferença ou menos.
A fonte de alimentação deste circuito é uma tensão não regulada, mas simétrica de -17/+17 Volts até -35/+35Volts.
[Fonte]