Para quem não conhece, o Intel Galileo é uma nova plataforma de desenvolvimento lançada no final do ano passado, é uma placa microcontroladora baseada no processador Intel Quark SoC X1000 de 32 bits. É a primeira placa com arquitetura Intel desenhada para que os pinos do hardware, como também o seu software sejam compatíveis com Shield projetados para a plataforma Arduino.
Considerado um computador de placa única de arquitetura x86, é bem mais rápida e sofisticada que o Raspberry Pi, originalmente seu sistema operacional era o Linux ( Yocto ), mas atualmente a Microsoft quer entrar nesta fatia do mercado. O Intel Galileo combina a tecnologia Intel com suporte para cartões de expansão de hardware Arduino ready-made (chamados de Shield) e o ambiente de desenvolvimento de software Arduino, como também as suas bibliotecas.
O software da placa Intel Galileo também é compatível com o ambiente de desenvolvimento de software Arduino, o que torna a usabilidade e o aprendizado muito fáceis. Além da compatibilidade de hardware e software com Arduino, a placa Intel Galileo possui várias portas e recursos de E/S que são padrão do setor de PCs para estender o uso nativo e os recursos para além do ecossistema da blindagem Arduino.
O Galileu oferece a facilidade de desenvolvimento por meio de suporte para os sistemas operacionais Host Microsoft Windows, Mac OS e Linux. Ele também proporciona a simplicidade do ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) do Arduino. A placa do Galileo é alimentado através de um adaptador AC-to-DC, de 5 Volts.
Ele tem 14 pinos Digitais I/O dos quais 6 tem saída PWM com corrente de saída DC 80 mA e 6 pinos de entrada analógica. Suas outras entradas e saídas são: um slot mini-PCI Express, porta Ethernet de 100 Mb, slot micro SD, porta serial RS-232, porta USB host e cliente e memória NOR Flash de 8 MB.
Características físicas do Galileo
- 10 cm de comprimento e 7 cm de largura com os conectores USB, UART, Ethernet, e de energia estendendo-se além das dimensões anteriores
- Quatro orifícios de parafusamento permitem que a board seja fixada a uma superfície ou a um gabinete
- Botão reset para reinicializar o esboço e quaisquer blindagens fixadas
Recursos do processador do Galileo
- Processador Intel® Pentium® de 32 bits compatível com arquitetura de conjunto de instruções (ISA)
- Cache L1 de 16 Kbytes
- 512 Kbytes de SRAM incorporada na pastilha
- Programação simples: segmentação única, núcleo único, velocidade constante
- Suporte a estados de hibernação de CPU compatíveis com ACPI
- Relógio de tempo real (RTC) integrado com “bateria-moeda” de 3V opcional para operação entre ciclos de funcionamento
- Velocidade de clock de 400 MHz
Opções de armazenamento do Galileo
- Flash de 8 Mb Legacy SPI para armazenamento de firmware (boot) e do último esboço
- Entre 256 Kb e 512 Kb dedicados para armazenamento de esboço
- 512 Kb de SRAM incorporada
- 256 Mb de DRAM
- Cartão micro SD opcional oferece até 32 Gb de armazenamento
- O armazenamento USB funciona com qualquer unidade compatível com USB 2.0
- EEPROM de 11 Kb programada através da biblioteca de EEPROM
Ganhe uma placa Intel Galileo
Quer uma placa Intel Galileo? Pois é, a Microsoft está te dando uma placa Intel Galileo grátis. Se estiver interessado em ganhar e só entrar no site da Microsoft Windows on Devices, preencha o formulário e esperar.