Sempre achei um absurdo a não padronização dos carregadores, de celulares, tablets, máquinas fotográficas e outros pequenos gadgets. Tenho uma caixa onde guardo esses carregadores e cabos, e cada dia parece crescer o nume de cabos e carregadores dentro desta caixa. Mas alguém de bom senso teve a ideia de acabar com essa bagunça. O Parlamento Europeu votou na semana passada uma lei que vai exigir que todos os fabricantes de telefones celulares usem um carregador universal. A diretiva sobre esses equipamentos devem reduzir o lixo eletrônico em torno de 51.000 toneladas e também diminuir a quantidade de interferência entre os dispositivos.
Enquanto as empresas como a Samsung, Sony Ericsson, Alcatel, Apple, Nokia e Motorola já assinaram acordos para a fabricação de um modelo único de carregador USB, ainda existem aqueles que acham que a legislação da UE é um passo na direção errada. Paul Nuttal, vice-líder do Partido da Independência do Reino Unido , acredita que exige um estilo de dispositivo irá sufocar a inovação e colocar o mercado nas mãos dos reguladores em vez de consumidores.
Independentemente disso, a lei foi aprovada por 550 votos a 12. A legislação vai agora passar para Conselho da Europa para a aprovação formal, e os Estados membros terão dois anos para adequação dos fabricantes. Com cerca de metade de um bilhão de telefones suportados por 30 tipos diferentes de carregadores, a padronização deste acessórios eletrônicos vai com certeza ser um passo para a diminuição de espaço em nossas casas. Com certeza essa lei vai afetar todo mundo e também aqui no Brasil.
[Fonte][Foto]