Passeando por sites de eletrônica encontrei um projeto bem interessante de uma luz de emergência bem simples, de baixo custo e compacta, que pode ser feita com sucata eletrônica. O circuito é bem interessante, o criador é Dick Cappels e aqui vou publicar o projeto pois vele muito a pena, espero que gostem!
Este circuito é de emergência e ele é feito exclusivamente para dar tempo que o usuário tenha luz o suficiente para se preparar e pegar uma lanterna, sua autonomia é baixa.
Luz de Emergência Compacto
Além de simples e compacta essa luz de emergência é automática , portanto fica conectada diretamente na tomada de força de corrente alternada e a sua luz acende-se assim que a rede elétrica parar de funcionar.
A luz de emergência é construída dentro de uma caixa de fonte antiga, destas pequenas que são conectadas direto a rede elétrica. Por ser um circuito de fonte sem transformador, o ideal é mesmo ser construída dentro de uma caixa de plástico, pois isso evitará choques indesejáveis.
Ela é uma saída simples para uma breve falta de energia, segundo seu idealizador a duração de seu circuito de luz de emergência é baixa, ou seja tem uma duração curta, cerca de 15 minutos com luz forte na configuração descrita em seu artigo, mas a luz pode durar algumas horas depois deste tempo.
Modificações podem ser feitas para que a luz de emergência dure mais tempo e tenha um brilho mais forte, alterando o LED e a bateria recarregável.
Como vemos acima a luz de emergência tem dois LEDs brancos de alto brilho para a iluminação e um LED verde que tem a função de alertar que a rede elétrica está funcionando.
Segundo o seu criador, alguns dos componentes do circuito tem a função de tornar-lo mais seguro. Ele é dividido basicamente em 3 partes, fonte de alimentação, carregador/sensor de tensão e drive de leds.
O componente mais crítico é o transformador do drive de Leds que forma um pequeno ladrão de Jaule, ele é construído com 10 voltas de fio de cobre esmaltado 26 AWG trifilar (3 fios juntos ) em um núcleo de ferrite, aqueles usados em lampadas fluorecentes compactas.
Antes de fazer este circuito tenha em mente que ele é perigoso pois está ligado diretamente na rede elétrica, leia nosso texto de responsabilidade do site, ou seja, não temos responsabilidade sobre os circuitos construídos pelos leitores e danos que podem causar, então só construa esse circuito se você tiver conhecimento e nunca o manuseie quando estiver ligado!
Mais informações no site do autor.
[Fonte]