Muitas vezes as iluminações natalinas só duram um ano, na maioria dos casos devido a baixa qualidade destes enfeites chineses. Mas podemos reciclar, retirando os componentes que ainda podem ser reaproveitados, como por exemplo os LEDs.
Uma dica é procurar retirar totalmente a solda dos terminais do LED, geralmente a solda chinesa é muito ruim, causando a maioria dos maus contatos. Neste artigo iremos ver um circuito simples de iluminação natalina com efeito de luz bem simples, mas que vai te surpreender.
Luzes de Natal Simples
Este circuito é bem simples e barato, ele foi desenvolvido tendo como base o circuito integrado 4069, um circuito integrado CMOS com seis portas inversoras independentes.
Neste projeto o 4069 oferece quatro saídas de comutação sequenciais que podem ser usados para controlar 200 LEDs (50 LEDs por canal), impulsionado diretamente da fonte de alimentação sem transformador.
No circuito das Luzes de Natal abaixo a fonte de alimentação é sem transformador, ela é feita para um tensão de 220 Volts CC, que é retificada pela ponte retificadora de diodos D1 a D4 (4 x 1n4002 ).
Depois de retificada em onda completa a tensão de saída média é de cerca de 6 volts ao passar pelo R1 de 100K, ela é obtida através do filtro que é formado pelo capacitor C2 de 47uF e a resistência R5 de 2k2 . A baixa tensão é exclusivamente para alimentar o 4069.
Todas os inversores do 4069 são usados, N1 a N4 são usadas para controlar quatro transistores de “alta tensão” T1 a T4, que pode ser 2N3440, 2N3439 ou equivalente.
Cada transistor controla um canais com 50 LEDs, cada um através de resistores limitadores de corrente de 10K Ohm x 5 Watts. O acionamento de base dos transistores podem ser ajustados através de potenciômetros de 10 k Ohm .
Os restantes, duas portas (N5 e N6) formar um oscilador de baixa freqüência, a freqüência deste oscilador pode ser alterada através de VR1, ou seja, esse ajuste altera a velocidade das luzes de Natal.
[Fonte]