O Ohmímetro é um instrumento de medição eletrônico que tem a função de medir a resistência elétrica de um componente ou circuito eletrônico. O funcionamento básico do ohmímetro é simples, através de duas pontas de medição ele aplica uma tensão à uma “resistência”, o resultado da corrente elétrica que passou através da resistência é medida por um galvanômetro.
A escala do medidor do ohmímetro é marcada em ohms, porque a tensão fixa da bateria garante que, conforme a resistência diminuísse, a corrente através do medidor aumentaria. Ou seja ele mede a resistência elétrica, a oposição a uma corrente elétrica ( medidor de Ohm ).
O Ohmímetro
Todo Multímetro tem escalas em Ohm, ou seja ele mede resistência, portanto é um ohmímetro, mas existem equipamentos mais precisos e potentes que são apenas ohmímetros, capazes de medir cima de Mega Ohm, abaixo de .0 Ohm e com muito mais precisão. Mas isso é para uso profissional e não nos interessa no momento.
O ohmímetro pode medir o valor de um resistor, a condutividade de um fio, circuito ou fusível, provar o filamento de uma válvula eletrônica, a situação de um capacitor ou indutor, verificar as condições das junções de semicondutores como diodos, transistores, SCR, etc.
Acima um circuito bem simples de um medidor de ohm ( ohmímetro ), ou seja, é um medidor de resistência. Este circuito opera com uma fonte de corrente constante em torno de T1. Rx é a resistência a ser medida e D2 é um diodo de germânio, que pode ser o OA 90, AA 118 ou equivalente.
S1 é a chave seletora da escala de resistência, 100K Ohm, 10K Ohm, 1K Ohm, e 100 Ohm. Isso quer dizer que toda vez que a escala estourar (chegar ao máximo) ou não movimentar o ponteiro do galvanômetro a escala tem que ser trocada.
Você pode inserir pontas de prova de multimetro curtas e grossas nas extremidades de Rx para medir fora do circuito. Um trimpot pode ser colocado (adaptado) em série com o galvanômetro para o ajuste de “0”.
Lista de componentes do Ohmímetro
R1 = Resistor 1,5 k Ohm x 1/4 Watt
R2 = Resistor 820 k Ohm x 1/4 Watt
R3 = Resistor 82 k Ohm x 1/4 Watt
R4 = Resistor 8,2 k Ohm x 1/4 Watt
R5 = Resistor 820 Ω Ohm x 1/4 Watt
D1 = Diodo Zener 9 Volts – 9V1 x 1/2 Watt
D2 = Diodo de Germânio OA 90, AA 118 ou equivalente
T1 = Transistor BC 547B ou equivalente
M = Galvanômetro 0-15 Volts
O valor da resistência na leitura do medidor é em volts. E só fazendo teste você pode construir a escala. Você pode criar sua escala com um software especial, um Programa para Desenhar Escala de Medidor Analógico.
Fonte: Eletronica.com